Quem vai conseguir parar Harry Kane?

Deve ser a quarta vez que eu escrevo sobre Harry Kane aqui no blog. Os adjetivos estão ficando cada vez mais escassos e encontrar formas de mensurar o que o garoto vêm fazendo é cada vez mais complicado.


Contra o Stoke, na semana passada, o hat-trick e o centésimo gol da carreira aos 23 anos de idade já foram dignos de homenagem, mas a partida de ontem contra o Everton foi uma verdadeira aula do camisa 10.


Getty Images
Getty Images

Uma imagem familiar e cada vez mais icônica


Kane começou a temporada contundido. Passou quase dois meses de molho e deu a seus concorrentes pela artilharia da liga uma enorme vantagem para que pulassem à sua frente e colocassem uma mão na chuteira de ouro do ano, mas nem assim teve graça. Não há Ibrahimovic, Diego Costa, Agüero ou Lukaku que esteja no páreo com o atacante atualmente; o “one season wonder” já se isolou na briga com 19 gols em 22 jogos.


Em 2017, na verdade, o único jogador do planeta que se compara com o matador dos Spurs é Lionel Messi. Só o argentino tem os mesmos 11 gols na conta (em sua respectiva liga) que Kane nesse ano - o melhor do mundo marcou só um a mais (15) se considerarmos as competições disputadas.


Entre os ingleses, nem dá pra brincar. Jamie Vardy, o segundo maior artilheiro do país, marcou 34 gols de 2014 pra cá; Kane marcou pouco mais do que isso só no último ano e meio. Pra se ter ideia, os números do camisa 10, proporcionalmente não dão chance nem para outros grandes atacantes britânicos. Aos 23 anos, nem Alan Shearer ou Gary Lineker tinham tantos gols na conta quanto Harry. Shearer, aliás, tem 260 gols em 14 anos na Premier League - é o maior artilheiro da história da competição. Se manter esse ritmo, Kane pode bater a lenda do Newcastle e do Blackburn antes mesmo de chegar aos 30 anos.



Curta o One Hotspur no Facebook



Outros grandes craques que marcaram o campeonato inglês, como Henry, Cantona ou Drogba, também não tinham números são expressivos quanto Kane quando tinham a mesma idade. Fowler, Owen, Rooney, Lukaku e Cristiano Ronaldo são os únicos artilheiros da Premier League que contabilizaram mais tentos que o nosso centroavante aos 23 anos, mas todos eles já eram titulares de seus times há mais tempo. O fato de Harry ter aparecido no time titular apenas quando já tinha 21 anos de idade nas costas só aumenta a proporção de seus feitos.


Se ninguém conseguir pará-lo, a perspectiva para os próximos capítulos de sua história é absurdamente positiva. Mantendo sua média anual desde que chegou no time titular, Kane deve alcançar a artilharia total do Tottenham na Premier League (honraria de Teddy Sheringham, com 98 gols) ainda no primeiro trimestre de 2018 e a artilharia da história do clube (no nome de Jimmy Greaves, com 266 gols) em menos de seis temporadas.


Getty Images
Getty Images

Não adianta desmerecer: Kane já é um dos maiores atacantes da atualidade



Deixe que digam, que pensem, que falem. Tiramos das nossas canteras o que muitos times gastam milhões para ter (e às vezes nem chegarem perto de conseguir). Temos um centroavante de elite pelos próximos dez anos - talvez mais - e, como se não pudesse ficar melhor, ele é one of our own.