Apenas um gênio como Emery sofre uma tragédia dessas

Getty Images
Getty Images

Treinador terá de conviver com dias duros


Pobre Unai Emery. Deu um pouco de pena dele no fim do jogo. Foi uma derrota muito dolorosa. O PSG é um clube absolutamente irrelevante para o torcedor do Sevilla. Unai Emery, não. O estudioso e sacrificado técnico vasco fez história no clube - para muitos, é o maior treinador da história. Foi muito triste ver sua carreira de sucesso sofrer tamanha humilhação, como a de ontem, na derrota do PSG para o Barcelona por 6 a 1. 


Poucos torcedores estão tão aptos a comentar sobre Unai Emery como os sevillistas. Provavelmente, nenhum torcedor esteja tão acostumado a suas loucuras, suas ideias esquisitas, incomuns. Foi graças a essa esquisitice e a essa loucura que Unai Emery conseguiu sucesso.


Emery está longe de ser um medíocre. É um estudioso, um grande motivador. Sabe construir equipes, sabe como extrair o máximo de cada jogador. É um técnico moderno, com métodos revolucionários. É um gênio.


Como todo gênio, Emery tem seus momentos de loucura, de imprecisão, de distanciamento da realidade.  A derrota de ontem, para o Barcelona, foi realmente absurdamente dolorosa. Um profissional que dedica sua vida para o futebol, como Emery, talvez não mecesse isso.


Ou talvez merecesse. Só sofre uma derrota desse tamanho alguém que tem condições de superar isso. Emery tem, é inteligente e extremamente dedicado. Talvez essa derrota seja necessária para abrir os olhos do técnico, de vez, para corrigir o seu grande defeito: conduzir suas equipes fora de casa.


Emery foi capaz de levar o Sevilla a mais de uma temporada sem vencer como visitante na Liga. Algo absurdo e que, sem dúvida, teve uma boa parcela de contribuição do treinador. É inegável. 


Para muitos, a derrota de ontem pode parecer imperoável; para alguns, a carreira de Emery acabou. Mas só um gênio como Emery será capaz de se estabelecer como treinador de primeiro nível após uma das maiores derrotas da história do futebol mundial.


Apesar de Emery ter deixado o Sevilla por vontade própria, o torcedor do Sevilla o respeita e agradece por seus grandes feitos. Talvez ele tenha se equivocado ao deixar o clube, talvez não. 


Mas apenas um gênio como ele será capaz de se recuperar depois de semelhante tragédia. Aguardem e assistam à recuperação de Don Unai Emery.