O melhor emprego do mundo: coordenador técnico da CBF

Em 2009, um anúncio do que seria "o melhor emprego do mundo" viralizou na internet. Qualquer pessoa poderia se candidatar à vaga que consistia em ser zelador de uma ilha paradisíaca na Oceania. O trampo era uma molezinha: arrumar uma coisinha aqui, bater uma foto acolá, dar um mergulho mais ali do lado. E o pagamento não era dos piores: 20 mil dólares por mês. Na verdade, tudo não passava de uma ação publicitária para promover o turismo em uma região da Austrália.


Depois da bem sucedida campanha, diversas outras surgiram oferecendo "melhores empregos do mundo", como blogueiros de resorts de luxo, testadores de camas de hotel e fotógrafos de praias tropicais. Mas ninguém até agora fez uma campanha com o verdadeiro melhor emprego do mundo: COORDENADOR TÉCNICO DA SELEÇÃO BRASILEIRA.


Getty Images
Getty Images

A tranquilidade no olhar de quem está com o emprego garantido, apesar da crise


Imagina o anúncio: "OPORTUNIDADE ÚNICA: Confederação sul-americana contrata ex-atleta para viajar pelo mundo, testar hotéis de luxo, assistir aos jogos da melhor seleção de todos os tempos, trocar ideia com o simpático Tite e postar umas fotos no Insta".


Treinador da Seleção é pressão o tempo inteiro: imprensa, torcida, até presidente da república se mete. Jogador tem que entrar em campo e deixar o sangue pela amarelinha. A equipe médica trata os atletas, os roupeiros cuidam dos equipamentos. MAS QUE DIABOS FAZ EDU GASPAR?


Pegando uma descrição pra lá de enrolona da função na Universidade do Futebol:



Coordenador Técnico de Futebol é a função capaz de facilitar e fazer funcionar, na forma e no conteúdo, cada aspecto do trabalho técnico esportivo de modo integrado, com uniformização de diretrizes e princípios, estimulando o desempenho e a produtividade de todos os envolvidos no complexo processo de funcionamento de um departamento de futebol, facilitando o alcance de um rendimento ótimo sustentado.



Traduzindo: o Coordenador é aquele cara que integra todos os profissionais para o treinador poder trabalhar em paz. Faz sentido em um clube, onde o trabalho de preparadores físicos, preparadores de goleiros, assistentes técnicos, nutricionistas, psicólogos são constantes. Na seleção, que fica junta 5 dias a cada 2 meses, não muito.


Se a função não tem muita utilidade, ao menos, as viagens pelo mundo rendem belas fotos.


Instagram/Edu Gaspar
Redes Sociais/ Edu Gaspar

As fotos da Rússia ficaram ótimas!


A pergunta que fica é: Coordenador Técnico da Seleção é o melhor emprego do mundo? Minha resposta é: não. É o segundo. O primeiro é Chefe de Delegação da Seleção.


Concorda? Discorda? Quer se candidatar a vaga de coordenador? Fala aí, leitor.