Para parte da torcida do São Paulo, a moda é cornetar Lucas Pratto

A fase não é boa, o time só perde, a zona de rebaixamento virou o lar do clube. Para piorar, parte da torcida do São Paulo decidiu implicar com Lucas Pratto, artilheiro do Tricolor na temporada e um dos melhores jogadores de nosso elenco. A verdade, no entanto, é que o argentino é um dos que mais se esforça, um coitado nessa equipe limitada e que deveria ser blindado de toda e qualquer discussão.

Pratto é artilheiro. Fez seu nome no Vélez Sarsfield e no Atlético-MG antes de chegar ao Morumbi sempre marcando muitos gols. Por aqui, não foi diferente, balançando as redes logo em seu primeiro jogo. Na fase ruim, os bons jogadores são os primeiros a sofrer. Com Pratto não foi diferente.

Com muitos toques na bola, o São Paulo cerca a área adversária, mas não serve seus atacantes. Pratto, com isso, precisa sair da área para buscar a bola e tentar aparecer no jogo. Sendo assim, muitas vezes não está na área quando fazem cruzamentos e, consequentemente, finaliza bem menos do que quando estava no Atlético.


Rubens Chiri / São Paulo FC
Rubens Chiri / São Paulo FC

Esse é o Pratto que queremos ver: comemorando gols


O atacante gosta de ser servido, de ser colocado na posição de marcar. Mesmo assim, não foge de buscar o jogo, tentar driblar, cruzar e até mesmo marcar, mesmo que essa não seja sua função. Hoje, Pratto exerce funções que nenhum outro atacante consegue fazer. A diferença é que a torcida tricolor decidiu implicar com a ausência de gols.

Mesmo assim, Pratto é melhor que os demais centroavantes do elenco tricolor. Com ele em campo, o time é muito melhor e temos a certeza de que os gols podem sair. Gilberto está bem este ano, mas o retrospecto nos últimos clubes não anima muito.

O importante é tentar entender que Pratto sai da área porque o esquema não o favorece e ele fica muito isolado sem a bola, talvez até com sombra e água fresca. Ele sai da área para ajudar, para acrescentar, não para atrapalhar. Deem uma chance para o argentino, mesmo que a fase seja ruim.