Vitória não pode esconder os defeitos do Santos

Ivan Storti/Santos FC
Ivan Storti/Santos FC

Time ganhou, mas gols sofridos aconteceram em falhas


Calor, o início de crise interna, falta de foco, desfalques de Renato e Vanderlei... Muita coisa atrapalhou o andamento de Santos 3 x 2 Red Bull, ontem (12), pela segunda rodada do Campeonato Paulista. O princípio de crise merece ser seguido de perto, porque existe o risco de a coisa degringolar a menos de um mês da estreia na primeira fase da Libertadores, o que realmente importa nesse primeiro semestre.


A falta de foco atrapalha o tipo de jogo que Dorival Júnior deseja implementar. Como disse antes, a concentração é fundamental para executar o posicionamento correto para atacar e defender. O gol sofrido ainda no primeiro tempo tem um pouco disso.


Siga o autor no Twitter: @fagnermorais


O Santos joga com uma linha alta de marcação, logo, um lançamento em profundidade para um atacante veloz sempre será perigoso. Vladmir estava desatento e preferiu recuar ao invés de atacar a bola. Resultado: gol. Isso não pode acontecer, porque joga o trabalho inteiro da semana no lixo.


Outra coisa que não pode acontecer é o atacante rival cabecear sozinho na área. Pouco importa se ele estava impedido ou não. Aliás, na última semana, acompanhando o tempo real do treino por quem estava no centro de treinamento, vi que os atacantes estavam ganhando várias do sistema defensivo pelo alto. Ou seja, passaram a semana inteira treinando para errarem no jogo.


Quatro gols sofridos em dois jogos é muita coisa. Time fez nove lá na frente? Bacana, e quando não fizer? Esses dois erros precisam ser corrigidos até o início da Libertadores. Não dá para achar que está tudo bem sendo que não está. Vou bater nas mesmas teclas até ver que o time está focado e concentrado nos jogos. Mesmo na vitória, isso não pareceu. Quero só ver quando a coisa esquentar para valer.


Arbitragem


A lamentável arbitragem no Pacaembu prejudicou as duas equipes. O segundo gol do Red Bull estava impedido, o terceiro do Santos foi irregular.


Lucas Lima


Jogou muita bola ontem, muita mesmo. Se mantiver o ritmo assim, vira um dos melhores atuando por aqui e ajuda muito o time.