O Santos não vai ganhar a Libertadores

O Santos não vai ganhar a Copa Libertadores.


Getty Images
Getty Images

Ricardo não ficou feliz com essa frase. Mas calma, continue o texto até o final...


Quando o Santos entrar em campo na Colômbia, na noite de quarta, para enfrentar o Santa Fe, o santista assistirá ao jogo encarando a realidade: o Santos não será campeão da Libertadores.


O Santos não tem o melhor técnico do mundo, nem da América, nem do Brasil.


Também não tem o melhor elenco de nenhuma dessas três localidades.


Está em crise. Sem os dois principais zagueiros. Com todos os jogadores atuando abaixo de seu pico de rendimento.


Com o centroavante ficando mais em impedimento do que marcando gols. Com a revelação do Brasileiro-16 jogando futebol de um nível assustadoramente baixo. Com o meio campo dependendo de um volante de 37 anos para ser sua 'cola'.


Contratações caras não renderam o suficiente para justificar o preço. A diretoria parece perdida em diversas atitudes, principalmente no que diz respeito ao dinheiro. A torcida está cansada.


Foram 47 times a iniciar o torneio. Se tornaram 32. O Santos tem apenas uma chance em 32 de ser campeão. Com elenco pior do que alguns destes. Igual a outros. Superior a quantos? E foram três títulos em 12 participações do clube. Até matematicamente é difícil.


Porém...


Isso é o que a análise fria diz. Mas futebol não é frio. Não há nada mais vívido que o futebol. E o que vive se transforma constantemente. O que vive nos surpreende, jamais sabemos o que irá ocorrer.


De repente, a crise pode acabar. Os melhores jogadores do time podem voltar a render. O técnico volta a evoluir seu método de jogo. O Santos vai avançando. O futebol, surpreendendo a todos.


E, quem sabe, no final, o Santos seja campeão da Libertadores. Enquanto for possível, insista... Ou você vai parar de torcer e ter fé?