Roma e a crônica de uma morte anunciada. Por Totti

MONCHI: Ei, Jim, cê viu o sorteio?
PALLOTTA: Que sorteio?
MONCHI: Sorteio p** na tua cara! [Risadas].
PALLOTTA: [Risadas] Oh, Monchi, you’re a real character.
MONCHI: Falando sério, não deu boa, não.


WikiMedia
WikiMedia

A barca de Dante, Eugène Delacroix (1822)


A essa altura você deve ter visto que a Roma caiu no grupo de Chelsea, Atlético de Madrid e Qarabag. Vamos, portanto, nos ocupar com o que interessa: Francesco Totti vestiu um costume preto de lapela fina e gravata slim. Barba por fazer, cabelo desf… Ha-Ha-Ha, é evidente que não dedicaremos um texto inteiro à participação decorativa de um ex-jogador em um evento proporcionalmente decorativo. Isso seria estúpido, sem dúvidas. É preciso superar. Afinal, há uma Liga dos Campeões em jogo. Este, aliás, pode ser o ano. Um atleta não pode ser maior que o clube. O essencial é invisível aos olhos. O livro é sempre melhor que o filme. Se você pode sonhar, você pode realizar. Meu maior defeito é ser perfeccionista. Et cetera. Et cetera. Et cetera.


Enfim, ele estava lá. Beato Francesco retirou o Prêmio Presidente da UEFA 2017. Trata-se do maior troféu conquistado pela Roma nos últimos dez anos, exceto por outras honrarias individuais do Capitano. Como este prêmio não foi entregue nem em 2016 e tampouco em 2015, inferimos que Totti é tão importante que venceu por três anos (não trabalhamos com a possibilidade de que ninguém sequer lembrava da referida condecoração, e que essa possibilidade seria reforçada pela aparência do objeto em si, uma mistura de capa do Fifa 2000 com o monolito de 2001: Uma Odisseia No Espaço. Enfim, não dispõe de muito capricho). O capitão eterno ficou responsável por selecionar as bolinhas que continham os nomes das equipes. Andriy Shevchenko – nascido na mesma semana em que o planeta foi agraciado com Francè –, também auxiliou no protocolar evento de definição das chaves da primeira fase da Liga dos Campeões.


Na solenidade em questão, ficou evidente a atuação incrível de Francesco Totti, claramente o camisa dez – simbólico, alegórico, metafórico – da noite. Infelizmente, da mesma forma com que fazia em campo, Shevchenko conseguiu enterrar a Roma. Como um nativo maldoso que passa informações errôneas a um turista tonto – descrição coerente com a Roma em qualquer Liga dos Campeões –, ele a empurrou para o grupo C, do coloquial "C fod**". De todo modo, a imagem abaixo traz uma análise esmiuçada de todo o repertório extraordinário do Capitano na ocasião – o primeiro man of the match da história de um sorteio. 


Getty Images [Viúvas de Totti]
Getty Images [Viúvas de Totti]

Sorteio-arte, sorteio total, sorteio leo-y-me-voy


O raio-X não deixa mentir: que prestação brilhante de Totti, retomando sua função de trequartista à moda antiga. Apenas aqueles muito desatualizados em conceitos do esporte (e da psicologia social) não admiram a capacidade de adaptação do romanista, que demonstrou suficientes vezes como é diferenciado em relação aos demais. Seu toque na bola, seja aquela da Serie A, seja um brinquedo de plástico contido no pote do sorteio, é afetuoso, mágico – está sempre segundos à frente dos companheiros.


Atente-se também para a bomba semiótica: o pote tem o formato de um cálice. As bolinhas do sorteio são hóstias. Totti é o Messias. Tal constatação se faz ainda mais óbvia no momento em que o Bimbo D’Oro coça sutilmente o nariz antes de ler “Benfica” com a mesma poesia encontrada no monólogo de Marlon Brando em Apocalypse Now. Quando Totti olha para o relógio – no pulso direito, um movimento arriscado no qual sua proposta de protagonismo se revela –, a capacidade de controlar o evento como um metrônomo eletrônico é exposta com notoriedade.


É dessa forma que Capitano chama o show para si; bate no peito e clama: “dá no pai”. É dessa forma, acima de tudo, que se conclui como é possível escrever quatro mil caracteres sobre um cara retirando bolinhas de um pote.


(Quanto ao grupo: Roma perde pontos para o Qarabag, mas chega na última rodada com esperança de passar de fase. Não avança. Disputa a Liga Europa. Cai nas quartas de final para uma equipe de orçamento inferior. Live. Die. Repeat.)