De Ceballos a Mbappé: quem ainda pode chegar ao Real Madrid

O elenco do Real Madrid esteve entre os principais fatores que levaram o clube a completar uma de suas temporadas mais vitoriosas da história. Mas engana-se quem pensa que essa condição impede uma janela de transferências agitada no Santiago Bernabéu.


Entre as chegadas, apenas duas foram oficialmente confirmadas até agora: o retorno em definitivo de Jesús Vallejo e a contratação de Theo Hernández. As permanências de Marcos Llorente e Borja Mayoral – ambos voltando de empréstimo – estão próximas, em especial a do primeiro, mas ainda não foram definidas pela comissão técnica. Há também a compra já concluída de Vinícius Júnior, mas o brasileiro só chega para 2018/19.


Getty Images
Getty Images

Potência e velocidade a serviço do Real Madrid


De saída por empréstimo, Fábio Coentrão para o Sporting e Federico Valverde, joia do Castilla, para o Deportivo La Coruña. Pepe, Enzo Zidane e Mariano Diaz deixam o clube em definitivo com destino para Besiktas, Alavés e Lyon, respectivamente.


Para reforçar o elenco que já é o melhor do mundo, a diretoria busca atletas que se encaixem no novo perfil de contratações do clube: jovens com futuro brilhante pela frente. Confira a situação dos jogadores que ainda podem chegar ao Real Madrid:


Donnarumma


A questão da meta madridista passou por várias reviravoltas até o nome de Gianluigi Donnarumma ser especulado. Keylor Navas fazia temporada irregular e tudo indicava que um novo goleiro – De Gea ou Courtois – chegaria na janela do verão europeu. Navas, no entanto, recuperou seu melhor nível na reta decisiva e foi fundamental para a conquista do doblete. Zidane deixou claro para a diretoria que o costarriquenho seria seu arqueiro para 2017/18.


O panorama começou a mudar com o anúncio de que Donnarumma não renovaria com o Milan. Atenta ao mercado, a diretoria se interessou pelo italiano, uma vez que ele atende perfeitamente à nova política de contratações do clube. Depois de idas e vindas proporcionadas pelo agente Mino Raiola, o jogador voltou atrás e deve renovar. Uma transferência, porém, não está descartada, sobretudo na próxima temporada, quando o Real Madrid pode voltar com tudo para contratar o goleiro mais promissor do mundo.


Getty Images
Getty Images

Sonho de consumo


Odriozola


Mesmo com as infindáveis críticas recebidas por Danilo, Zidane confia plenamente no brasileiro para a suplência da lateral direita. E não é só Zidane que vê qualidade em Danilo. A Juventus demonstrou interesse no atleta para repor a saída de Dani Alves e pode forçar o Real Madrid a procurar um novo reserva para Carvajal. Mais uma vez levando em consideração a política recente de contratações, o alvo escolhido foi Álvaro Odriozola, lateral de 21 anos que se destacou pela Real Sociedad.


O jovem defensor renovou recentemente com os bascos e possui cláusula de rescisão estimada em 40 milhões de euros, mas o valor não seria um problema para o Madrid. Outra opção para a posição é Achraf, uma das principais promessas do Castilla. A baixa idade (18) é um empecilho para seu aproveitamento no time de cima e um empréstimo para outra equipe de La Liga aparece como provável caminho. O marroquino, contudo, participará da pré-temporada nos Estados Unidos e pode acabar ficando se agradar a Zidane.


Ceballos


Getty Images
Getty Images

Espanha perdeu a final para a Alemanha, mas Ceballos foi o melhor do torneio


A ótima aparição na Eurocopa Sub-21 despertou o interesse de grandes clubes e apressou os planos da diretoria madridista, que acompanha o jogador há mais de um ano. A multa rescisória de Dani Ceballos no Betis é de apenas 15 milhões de euros e o Real Madrid deve acrescer 5 milhões a esse valor para fechar com o meio-campista. O principal entrave para o acordo é o desejo de Ceballos de ter, agora mesmo, a oportunidade de desenvolver seu futebol em uma equipe de ponta.


O entrosamento com os madridistas já existe:




A primeira proposta do Madrid previa uma temporada de empréstimo no próprio Betis antes de partir em definitivo ao Santiago Bernabéu, e o jovem espanhol não aceitou esses termos. Além do mais, o meio-campo de Zidane está repleto de craques e a concorrência para o espanhol é pesada, algo que favoreceria uma possível ida ao Barcelona. O jovem, porém, parece disposto a aceitar o desafio de atuar no mesmo setor de Casemiro, Kroos, Modrić, Isco, Marcos Llorente, Kovačić e James Rodríguez. Uma venda seria necessária para alocar Ceballos, e a de James parece a mais provável, apesar de ainda não ter recebido nenhuma proposta oficial.


Mbappé


Getty Images
Getty Images

Futuro no Madrid?


A maior novela da temporada. Pretendido por todos os grandes clubes europeus, o francês de 18 anos tem tudo para atingir o posto de venda mais cara da história, em transferência que deve ultrapassar 120 milhões de euros. A contratação de Mbappé pelo Real Madrid está diretamente ligada a alguma saída na linha de frente da equipe. A venda de Morata para o Manchester United já era dada como certa, porém os ingleses estão próximos de fechar com Lukaku e a negociação pode melar.


Mais um dos destinos cotados para Morata, o Chelsea fez apenas sondagens até o momento. E há ainda a pendência de Cristiano Ronaldo a ser resolvida. Quase um mês após a bomba estourada pelo jornal A Bola, seguimos à espera de um pronunciamento oficial que confirme ou descarte a saída do português. Caso CR7 deixe o clube, a contratação de Mbappé será questão de tempo. Dirigentes madridistas já estão em contato contínuo com o atleta e o pai, e o próprio Zidane conversou com o garoto, que sonha em brilhar no Madrid.