Chegou a hora de Varane ser titular e protagonista do Real Madrid

É hora de colocar o Capacitor de Fluxo em funcionamento, com 1,21 gigawatts de energia, e fazer o Delorean para atingir os 142 km/h (ou 88 milhas) para voltarmos ao passado. Não, esse texto não se refere ao clássico De Volta para o Futuro, mas quero voltar ao ano de 2011. Mais precisamente ao dia 27 de junho daquele ano. Foi nessa data que Raphaël Varane se tornou jogador do Real Madrid.


O zagueiro francês chegou a Valdebebas com apenas 18 anos, após uma excelente primeira temporada como profissional no Lens. Zinédine Zidane, atual técnico do Real Madrid, foi o grande responsável pela contratação da jovem promessa, vendo nele enorme potencial e fazendo com que a diretoria apostasse no atleta como um projeto para o futuro.


Getty Images
Getty Images

Coentrão, Callejón, Sahin, Altintop e Varane - o francês é o único que segue no clube


Sua estreia foi em setembro do mesmo ano, contra o Racing Santander. No jogo seguinte, seu primeiro no Santiago Bernabéu, Varane fez um gol na vitória por 6 x 2 sobre o Rayo Vallecano e mostrou que, além de muito promissor para o setor defensivo, surgia ali uma excelente arma surpresa para jogadas de ataque. Disputou sete jogos na sua primeira temporada como jogador merengue e conquistou o título espanhol.


A temporada seguinte contou com atuações marcantes de Varane. A semifinal da Copa del Rey, contra o Barcelona, foi uma delas. No Santiago Bernabéu lotado, o jovem francês não se intimidou e enfrentou de igual pra igual o excelente elenco barcelonista, parando vários ataques dos adversários a marcando de cabeça o gol de empate. A convocação para o time principal da seleção francesa veio logo na sequência e ele se firmou como um dos grandes. nomes de seu país.



Mas a titularidade no Real Madrid não estava assegurada. O time estava passando por algumas mudanças e a dupla Sergio Ramos e Pepe estava estabelecida. Muitos acreditavam que Varane logo mandaria o luso brasileiro para o banco, mas não foi isso que aconteceu. Apesar das boas atuações da promessa nascida na cidade de Lille, a experiência de Pepe muitas vezes falou mais alto e ele entrou numa fase estupenda, o que fazia que sua condição de titular fosse incontestável.


Sem problemas. Varane era novo e sabia que seu momento chegaria. Apesar da pouca idade, ele já estava em um dos maiores times do mundo, prestigiado e com a certeza que o futuro do elenco passava diretamente por ele. Essa era a opinião de todos, desde a diretoria, passando pela comissão técnica e chegando aos torcedores.


A última temporada começou com certa tensão envolvendo o jogador. Ciente de sua qualidade e de que seria titular em boa parte das equipes do mundo, Varane manifestou sua insatisfação. Queria ser mais aproveitado, ter mais minutos para desenvolver seu jogo e não via isso acontecer, o que estava diretamente ligado aos recentes desempenhos de Pepe. Foi então que Zidane, agora já treinador da equipe, precisou entrar em ação e falou diretamente com o jogador. Com todo seu poder de convencimento e sendo uma referência para os jogadores, Zizou mostrou ao atleta que sua melhor escolha seria seguir no Real Madrid, pois no clube ele disputaria os maiores campeonatos do futebol mundial e, sim, a titularidade chegaria. O "professor" deixou claro que em pouco tempo Varane seria o titular e que ele seria mais aproveitado do que vinha sendo.


Getty Images
Getty Images

Confiança mútua que resulta em um bom trabalho


E foi exatamente isso que aconteceu. A questão física de Pepe também pesou, é verdade. O português foi baixa durante alguns jogos e Varane quase sempre esteve lá, cumprindo seu papel e aproveitando as oportunidades. E quando digo "quase sempre", é porque o francês também sofreu com lesões musculares e visitou o departamento médico mais do que gostaria, porém nada com muita gravidade. A promessa começava a cumprir o tanto que esperavam dele.


Hora de usar o Delorean novamente e voltar para os dias atuais


A próxima temporada já se anuncia de forma muito promissora para Raphaël Varane. Com a saída de Pepe, a tendência é que a dupla de zaga seja formada por ele e o capitão Sergio Ramos, com as opções de Nacho e Jesús Vallejo - caso sua chegada realmente se confirme - no banco. Outro nome que pode aparecer no time principal, é Philipp Lienhart, jovem austríaco de 20 anos que faz parte do Real Madrid Castilla. Outro zagueir da base, Diego Llorente, estava emprestado ao Málaga e podia retornar, mas foi negociado com a Real Sociedad e está definitivamente fora


Com esses nomes à disposição de Zidane, é essencial que Varane coloque em prática tudo que aprendeu ao longo dos anos e a experiência adquirida com os mais veteranos que estiveram a seu lado. É verdade que ele já cometeu algumas falhas que, para um jogador que as pessoas depositam tanta confiança, foram vistas com uma lupa consideravelmente exagerada. Apesar de todo esse tempo no time, ele ainda é um jogador muito novo e com potencial a ser de melhora. Vários outros zagueiros que se tornaram grandes nomes da posição tiveram sua qualidade posta à prova com os mesmos 24 anos de Varane. O próprio capitão merengue teve seu talento duvidado antes de se estabelecer de forma incontestável na posição. Faz parte da carreira de qualquer zagueiro e cabe ao jogador saber lidar com isso, contando, claro, com o apoio de todos à sua volta. E cabe à imprensa e aos torcedores não o massacrarem na primeira falha cometida.


Getty Images
Getty Images

Hora de assumir o protagonismo


Uma coisa é certa: o Real Madrid tem um dos melhores e mais promissores zagueiros do mundo no seu elenco e a dupla formada por Sergio Ramos e Raphaël Varane tem total condição de ser considerada a melhor da atualidade. Experiência e juventude. Velocidade, posicionamento e qualidade no jogo aéreo. Há muito tempo a defesa merengue não atravessava uma fase tão positiva e com uma safra tão boa para renovação. O último francês que vestiu a camisa 5 entrou para a história do clube e o atual tem tudo para seguir o mesmo caminho.



Siga Rodrigo Rebelo no Twitter | Siga o Conexão Merengue no Twitter | Curta o Conexão Merengue | Curta o ESPN FC