Verratti e os efeitos do 6x1 no projeto do PSG

Getty Images
Getty Images

Italiano está forçando uma saída ao Barcelona


O mercado de transferências já abriu, e o Paris voltou a ser um dos protagonistas. Só que desta vez, ao invés de chamar a atenção por uma contratação astronômica, o clube acabou se vendo envolvido com os rumores de venda de uma de suas maiores estrelas.


Marco Verratti, o maestro do meio de campo parisiense, é o principal alvo do Barcelona neste verão europeu. Como todos sabemos, o Barça é mestre em fazer negócios escusos para levar algum craque para a Catalunha. Negociando diretamente com o jogador, e não com o clube detentor de seu contrato, o que é proibido caso o atleta não esteja em fim de vínculo, os catalães seduziram Marco, que agora faz de tudo para forçar uma saída.


Verratti tem contrato até 2020 com o Paris, mas está disposto a sair o mais rápido possível. É lógico que a possibilidade de ir para o Barcelona seduz qualquer atleta no mundo, mas não é só isso. Após o vexame na temporada passada, curiosamente contra o mesmo clube espanhol, ficou um gigantesco dilema sobre o poder de atração do projeto parisiense dentro e fora do Parc des Princes. E é neste ponto que Verratti se apoia para forçar sua saída.


Getty Images
Getty Images

Verratti é uma das estrelas deste time


Marco acredita que o Paris não tem força para montar um time competitivo nos próximos anos, e uma transferência para a Espanha o faria ter mais chances de grandes títulos – o que não deixa de ser verdade, é claro. Uma das maiores frustrações do italiano teria sido a forma como a equipe foi eliminada pelos espanhois na Champions. O que talvez ele esteja esquecendo é o fato de que o nosso camisa 6 foi um dos que mais pipocaram no fatídico jogo no Camp Nou, inclusive fazendo a falta imbecil em cima do goleiro Ter Stegen no meio de campo, aos 49’ do segundo tempo, que gerou o gol da nossa desclassificação. Se o elenco e o clube em si têm erros nesta eliminação, Marco Verratti parece ter se esquecido de que ele mesmo foi um dos principais pilares deste vexame.


Se Verratti continuará ou não, ainda é difícil de saber. Não há dúvidas de que ele é talentosíssimo, com potencial de ser um dos maiores jogadores de sua geração. Sempre ressaltei que sou muito fã de seu futebol e o coloco ano após ano como um dos destaques do elenco. Se ele não sofresse com tantas contusões, seria o maior craque deste time, não tenho a menor dúvida. Porém, esta forçação de barra para sair é algo muito frustrante, ainda mais por que ele é um dos que mais devem uma resposta à torcida após o 6 a 1, e vestir justamente a camisa do carrasco seria um golpe no estômago do torcedor parisiense.


Divulgação/PSG
Divulgação/PSG

Verratti foi um dos mais decepcionantes no 6 a 1


Se ele sair alegando estes motivos, ficará mais difícil trazer outras estrelas e segurar as que temos em mãos. Como dito há meses, os efeitos daquela goleada serão sentidos com o passar do tempo, e essa atitude do camisa seis mostra justamente isso. Caso Marco saia, é bom a diretoria trazer uns dois ou três reforços de muito peso, ou todo o andamento do projeto será posto em xeque.