Portuguesa tem obrigação de conquistar o acesso à Série C

Conforme se aproxima o início da caminhada da Portuguesa na Série D do Campeonato Brasileiro, as polêmicas e dúvidas aumentam sobre a possibilidade do clube conquistar uma das quatro vagas parra a terceira divisão do Brasileiro ou ficar sem calendário no segundo semestre de 2018. Na última sexta-feira (12), em entrevista ao Sports Show, o técnico Estevam Soares fez uma declaração polêmica ao dizer que a Lusa não teria obrigação de subir para a terceira divisão nacional e comentou sobre alguns dos adversários que a equipe poderá encarar caso consiga a classificação na fase de grupos. 


Acesse o Ordem de Avis no Facebook


“A preocupação não é só do torcedor. É da diretoria, comissão técnica e jogadores. E quando se fala que a Portuguesa tem a obrigação de subir, eu discordo. A Lusa não tem obrigação de subir. (...) Quando se fala assim, você acha que não vai ter ninguém do outro lado. Sabe quem vamos enfrentar no final? O Novo Hamburgo, campeão gaúcho, que ganhou de Grêmio e Inter. O Red Bull está pagando uma fortuna para os jogadores, trazendo um monte de jogadores. Só aí eu citei dois times”, afirmou.


Rafael Valente/ESPN.com.br
Rafael Valente/ESPN.com.br

O presidente Alexandre de Barros reiterou que a Série C é a única meta possível


A declaração não caiu bem perante o torcedor e uma avalanche de críticas assolou o time antes mesmo da estreia, que será diante da Desportiva-ES, neste domingo (21). O próprio treinador veio a público, por meio do portal NetLusa, declarar que havia sido mal interpretado e o presidente Alexandre de Barros divulgou uma nota oficial e destacou que a "nossa meta é o acesso à Série C. Trabalhamos nesse sentido e todos aqui dentro tem essa ambição. Nossa tradição e grandeza nos mostra que a Lusa sempre entra em qualquer disputa para ganhar. Não há outro pensamento que não sejam as vitórias".


Até o momento, a Rubro-Verde oficializou a contratação de cinco reforços: o zagueiro Gabriel Santos, os meias Jonatas Paulista e Jonatan Lima e os atacantes Fernandinho e Paulinho Le Petit. Além deles, foram confirmadas as permanências do volante Tarik e do meio-campista Leandro Domingues e a dispensa de mais de 10 jogadores. O principal nome em meio a especulações é a de Marcelinho Paraíba, mas até o momento não oficializada pela Rubro-Verde.


A Portuguesa pode não estar na mesma situação financeira de algumas equipes ou não ter feito um bom campeonato estadual como outras, mas tem a obrigação, sim. de subir. A cada dia, a agremiação afunda em polêmicas e péssimas campanhas, mas a Lusa não pode manchar a tradição e história que sustentaram por tantos anos o seu escudo.


Confira o raio X dos reforços da Portuguesa:


Gabriel Santos: Gabriel Santos do Nascimento tem 34 anos. O zagueiro, formado nas categorias de base da Ponte Preta, soma passagens por clubes como Palmeiras, Fluminense, América-MG, Sport e Ceará e estava no São Bento. Com a camisa da equipe de Sorocaba, o defensor foi relacionado para 15 partidas (entre Paulistão e Copa do Brasil), participou de 12, no qual conquistou três vitórias, quatro empates e cinco derrotas, e anotou apenas um gol, no embate diante do Red Bull Brasil, pelo Paulistão.


Jonatas Paulista: Jonatas Barbosa Rodrigues tem 23 anos. Formado nas categorias de base do Vasco, no qual atuou até o time Sub23, o atleta chegou a ser convocado para as Seleções de Base e vestiu a camisa do Noroeste, antes de desembarcar no Canindé. Com a camisa do Norusca, o atleta disputou seis jogos, no qual conquistou três vitórias, dois empates e uma derrota e não marcou gol.


Jonatan Lima: Jonatan da Silva Lima tem 25 anos. O meio-campista veio da base do Corinthians e soma passagens por Flamengo de Guarulhos, Guaratinguetá, Internacional, Caxias, Icasa, Ituano e estava no Veranópolis. Com o time do interior gaúcho, participou de 12 jogos do Campeonato Estadual, no qual somou três empates e derrotas e seis empates e não balançou as redes.


Fernandinho: Fernando Nathan Padilha de Arruda tem 25 anos. O atacante soma passagem por Clubes do Sinop, Cuiabá e estava no Rio Claro, que disputou a Série A2 do Campeonato Paulista. Com o time do interior paulista, participou de 20 jogos, com nove vitórias, sete empates e quatro derrotas e marcou três gols, contra Sertãozinho, Barretos e Capivariano. Apenas em quatro partidas, o centroavante entrou no decorrer da competição.


Paulinho Le Petit: Paulo Henrique Le Petit Carrera da Silva tem 28 anos. O reforço foi anunciado na manhã desta terça-feira (16) e soma passagens por equipes brasileiras e estadunidenses como Los Angeles Galaxy e Miami Dade. No Brasil, atuou por Votoraty, Grêmio Osasco, São Bento Veranópolis, Jacutinga e estava no Batatais. No último, atuou em 17 jogos (oito vitórias, três empates e seis derrotas), no qual em 10 entrou no decorrer da partida, e balançou as redes apenas uma vez, diante do Barretos.


Ingressos à venda


Dorival Rosa Portuguesa
Dorival Rosa Portuguesa

Os ingressos para a partida entre Portuguesa x Desportiva-ES, pela Série D, já estão à venda


Os ingressos já estão a venda para a estreia da Portuguesa na Série D do Campeonato Brasileiro, diante da Desportiva-ES, neste domingo (21), às 19h, em casa. As entradas custam a partir de R$ 20 (inteira setor arquibancada) e podem ser adquiridos na Secretaria do Clube ou no dia da partida na bilheteria.


Futebol Feminino


A equipe de futebol feminino da Portuguesa perdeu o clássico para o Corinthians, na tarde de domingo (14), por 3 a 0, no estádio da Vila Porto, em Barueri, pela sexta rodada do Campeonato Paulista. A Lusa agora volta as suas atenções para o duelo diante do Caucaia-CE, nesta quinta-feirra (17), às 15h, no Nicolau Alayon, pelo Brasileirão da modalidade.


Base


Divulgação/Portuguesa
Divulgação Portuguesa

As categorias de base da Lusa foram a campo no último final de semana, pelo Paulista


As equipes Sub15 e Sub17 foram a campo para a disputa do Campeonato Paulista e conquistaram bons resultados. O primeiro venceu o Grêmio Osasco, no último sábado (13), por 1 a 0, no CT do Parque Ecológico do Tietê, com gol de Pedro. Já o segundo ficou no empate em 1 a 1. João Lucas balançou as redes para a Rubro-Verde. Por fim, o Sub20 acabou derrotado pelo São Bernardo, por 1 a 0.


Bola Oval


O Lusa Lions segue em bom desempenho na São Paulo Football League. O atual campeão do torneio venceu a Ponte Preta Gorillas, no último domingo (14), por 49 a 20. A equipe de Flag também venceu, desta vez o Soldiers, por 14 a 8.