Lusa marca 'no apagar das luzes' e segue na luta contra a degola

A Portuguesa foi a campo, na noite desta quarta-feira (29) em busca de sua segunda vitória na Série A2 do Campeonato Paulista. Mais do que para somar três pontos na tabela de classificação, o triunfo tinha a importância para o Clube não amargar mais um rebaixamento na história, já que um resultado adverso poderia afundar ainda mais a Lusa para a Série A3. E foi sofrida, com um gol no apagar das luzes, em uma jogada que poderia ser citada em uma final de campeonato ou, neste caso, em um jogo decisivo contra a degola. Leandro Domingues, nos acréscimos da etapa final, garantiu a segunda vitória da Rubro-Verde contra o Penapolense, por 2 a 1, em um Canindé aflito.


Acompanhe o Ordem de Avis no Facebook


Em campo, estava mais do que um simples jogo, mas parte de uma sequência primordial para a Lusa conseguir se manter na segunda divisão estadual e buscar a sua reconstrução. A semana antes do confronto foi marcada por mais uma polêmica. Antes relacionado para o confronto, o meio-campista Mateo Bustos foi afastado por ter discutido com os torcedores lusitanos em uma rede social. Após o afastamento, o jogador revelou ao portal Netlusa que sua conta no Facebook teria sido invadida e pediu desculpas pelo fato. 


Dorival Rosa/Portuguesa
Dorival Rosa Portuguesa

Leandro Domingues marcou o tento que garantiu o triunfo da Portuguesa contra o Penapolense


No entanto, o que vimos no gramado foram os mesmos erros de passe que foram criticados pela torcida durante toda a temporada. Uma equipe bem postada defensivamente, mas que pouco agredia no ataque e com pouca criatividade no meio-campo. Com isso, as jogadas em bola parada e bolas aéreas viraram a única arma da Rubro-Verde. O cansaço tomava conta com o passar do tempo e o time de Penápolis apenas aproveitava as brechas para criar oportunidades.


A etapa final foi quando o torcedor conseguiu tirar o grito de gol da garganta e justamente em jogada aérea. Aos 14 minutos, Fernando cruzou e Adilson, de cabeça, mandou para o fundo das redes, para explodir de alegria o torcedor lusitano. No entanto, a festa não durou muito tempo. O Penapolense fez duas alterações e, em cobrança de falta, deixou tudo igual, alguns minutos depois.


A Lusa pouco chegava na meta adversária após o gol e os rivais passaram a buscar a virada. O técnico Estevam Soares fez as substituições, mas a Portuguesa sofria com os mesmos problemas do início de jogo. E, antes do apito final, nos acréscimos, Luizinho cruzou e, em um bate e rebate, Leandro Domingues mandou para o fundo das redes, para garantir mais três pontos para a Rubro-Verde.


O resultado fez com que a Lusa ficasse a cinco pontos de distância do Mogi Mirim, primeira equipe no Z6. O próximo desafio é agora fora de casa, diante do Rio Preto. Adversário com o qual conquistou a Série A2 do estadual em 2007, agora a Lusa precisa vencer para conseguir garantir a sua permanência. Agora é voltar ao trabalho, ajustar os erros, manter os acertos e ir em busca da terceira vitória consecutiva. 


Mudanças


Os três próximos jogos da Portuguesa na disputa da Série A2 tiveram suas datas alteradas. O confronto diante do Oeste, que aconteceria no próximo domingo (16), às 16h, no Canindé passou para a segunda-feira (17), às 20h, a pedido da detentora dos direitos de transmissão. Além dela, o jogo contra o Guarani, antes marcado para este domingo, às 16h, fora de casa, passou para segunda-feira, também às 20h, e a partida contra o São Caetano, previsto para quarta-feira (12), às 20h, no estádio do Canindé, foi alterado para quinta-feira (13), no mesmo horário e local.


Sub20


A Portuguesa inscreveu a equipe Sub20 para a disputa do Campeonato Paulista, organizado pela Federação Paulista de Futebol, na tarde da última terça-feira (28). As categorias Sub15 e Sub17 também foram confirmadas para o torneio, embora houvesse dúvida se ambas as equipes seriam inscritas para a competição por conta da crise financeira do Clube.


Futebol Feminino


A equipe de futebol feminino da Lusa já descobriu sua caminhada no Campeonato Paulista. A Rubro-Verde faz a sua estreia contra o Rio Preto, no próximo dia 8 de abril, sábado, às 15h, no estádio Martins Pereira. Coincidentemente, o próximo adversário da equipe masculina na Série A2 do Paulistão.


Julgados


O presidente Alexandre de Barros foi absolvido no Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo por conta dos acontecimentos na partida diante do Bragantino, em Bragança Paulista. O julgamento aconteceu na última segunda-feira (27), e o mandatário foi enquadrado no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, por atitude contrária a prática desportiva. O mandatário do Braga, Marquinhos Chedid, também foi absolvido.


Almoço Dançante


O Departamento Social da Portuguesa promove o seu tradicional almoço dançante no dia 2 de abril, a partir das 13h, no Salão Nobre da Portuguesa. O convite está a venda e custa R$ 60. Além do cardápio, o destaque é a apresentação do grupo folclórico da Associação Portuguesa de Desportos. As bebidas não estão inclusas no convite e serão vendidas à parte.