Lusa conhece seus rivais no Brasileirão Feminino

Saudações lusitanas a todos.


A equipe de futebol feminino da Portuguesa conheceu os seus adversários na disputa do Campeonato Brasileiro da modalidade, na última sexta-feira (10), quando aconteceu o sorteio para a disputa da Série A2. A Rubro-Verde está no Grupo 2, ao lado de Centro Olímpico-SP, Caicaia-CE, América-MG, Botafogo-PB, Clube Recretativo-DF, União Alagoana-AL, Aliança-GO.


Pedro Ernesto Guerra Azevedo/SantosFC
Pedro Ernesto Guerra Azevedo SantosFC

Rubro-Verde disputará a Série A2 do Brasileiro, o equivalente a segunda divisão nacional


Com exceção do América-MG, que está na Série B do Brasileiro no masculino, e o Centro Olímpico, considerado um dos fortes Clubes do Brasil no Futebol Feminino, a competição conta com equipes desconhecidas do grande público, ou com conhecimento apenas regional. Agora, as comandadas de Prisco Palumbo terão pela frente conciliar o torneio nacional com o Paulistão da modalidade. O coordenador de futebol feminino da Confederação Brasileira de Futebol, Marco Aurélio Cunha, comentou a cerca da importância do Comitê de Reformas para o novo formato do Brasileirão.


"As equipes terão um calendário respeitado, com turno e returno. É um grande avanço e reflexo das demandas que foram colocadas nos nossos encontros para discutir a modalidade no Comitê de Reformas. Eu tenho certeza que o caminho do futebol feminino é irreversível e os campeonatos vão ser cada vez melhores", afirmou, em entrevista ao site oficial da CBF.


A competição tem um novo formato e serão 16 clubes divididos em dois grupos. Os dois finalistas da A2 em 2017 disputarão a A1 em 2018. As duas equipes piores colocadas na A-1 disputarão a A2 no ano seguinte. O torneio é um primeiro passo para a valorização da modalidade e esperamos que ganhe ainda mais espaço não apenas dentro da instituição, mas também nas arquibancadas nos dias de jogos e dos patrocinadores, para investir cada vez mais no futebol feminino brasileiro. 


Confira os grupos da Série A2 do Brasileiro:


GRUPO 1


Duque de Caxias Futebol Clube (RJ)
Esporte Clube Viana (MA)
Pinheirense Esporte Clube (PA)
Sociedade Esportiva Tiradentes (PI)
Mixto Esporte Clube (MT)
Tuna Luso Brasileira (PA)
Clube Náutico Capibaribe (PE)
JV Lideral Futebol Clube (MA)


GRUPO 2


Associação Desportiva Centro Olímpico (SP)
Caucaia Esporte Clube (CE)
Associação Portuguesa de Desportos (SP)
América Futebol Clube (MG)
Botafogo Futebol Clube (PB)
Clube Recreativo Esportivo de Subtenentes e Sargentos-PMDF (DF)
União Desportiva Alagoana (AL)
Aliança Futebol Clube (GO)


Por que na A2?


Gazeta Press
Gazeta Press

A Lusa é um dos grandes nomes do futebol feminino


Embora tenha sido campeã da modalidade em 1999, no antigo formato do Brasileiro, e uma das equipes que costumam contar com grandes nomes da modalidade, com atletas que defenderam a Seleção Brasileira, a Rubro-Verde disputará o equivalente a segunda divisão nacional e muitos torcedores se perguntam o motivo. A explicação são as mudanças feitas pela CBF e o aumento do número de participantes. Saiba mais no post feito pelo Ordem de Avis no dia 24 de janeiro.


Conversa


Após a derrota para o Bragantino, na tarde do último sábado (11), por 1 a 0, no estádio Nabi Abi Chedid, integrantes da torcida organizada Leões da Fabulosa conversaram com o elenco e comissão técnica sobre a má fase lusitana na Série A2 do Campeonato Paulista. Quem acompanhou a reunião, que aconteceu no vestiário visitante no Nabi Abi Chedid, garantiu que a conversa aconteceu de maneira pacífica e tranquila.


Caiu o tempo


No intervalo da partida entre Portuguesa e Bragantino, o presidente Alexandre de Barros se envolveu em uma polêmica com o árbitro e o mandatário do Bragantino, Marquinhos Chedid. O dirigente lusitano havia reclamado com o juiz e o cartola do Massa Bruta então subiu o tom perante o rival. Um início de discussão aconteceu entre os presidentes e a turma do chega disso acalmou os ânimos.


Society


A Portuguesa/SCM pressionou, mas acabou eliminada da Copa Nacional de Futebol 7 na semifinal, no qual perdeu para o Corinthians, na tarde do último sábado (11), por 4 a 0, na Arena Nacional. A Rubro-Verde agora se prepara para os próximos torneios da temporada.


Desfalque


Antiga rádio oficial da Portuguesa, bi-campeã do prêmio Ford Aceesp e uma das percussoras do segmento de rádioweb oficial de equipe de futebol, a Web Rádio Lusa anunciou, na tarde deste domingo (12), que não transmitirá os jogos da Portuguesa, por tempo indeterminado, por conta da ausência de patrocinadores. A nota foi divulgada pelo comentarista Guilherme Assumpção. Boa sorte para que o projeto se reerga ainda mais forte.


Até a próxima, pessoal!