Novo técnico e reforço marcam segunda-feira na Lusa

Saudações lusitanas a todos.


A Portuguesa terá, nesta segunda-feira (6), algumas novidades em seu plantel para buscar a reação na Série A2 do Campeonato Paulista. A primeira é a contratação do lateral Amaral, que conversou com exclusividade para o Ordem de Avis, enquanto a segunda foi divulgada ainda neste domingo (5) pela Lusa. Com a saída de Tuca Guimarães, a diretoria fechou com Estevam Soares, que faz a sua terceira passagem pelo Canindé.


Sergio Barzaghi/Gazeta Press
Sergio Barzaghi/Gazeta Press

O treinador faz a sua terceira passagem pela Portuguesa


O ex-jogador do Uniclinic-CE, adversário lusitano na primeira fase da Copa do Brasil, chegou em São Paulo na tarde deste domingo e estará no Centro de Treinamento do Parque Ecológico do Tietê para conhecer os novos companheiros, realizar exames médicos e assinar o contrato com a Rubro-Verde. O jogador, que soma passagens por Corinthians, Fortaleza e Palmeiras, conversou com blog e fez sua primeira declaração como novo atleta lusitano.


"Estou muito feliz em voltar a jogar em um grande clube do futebol brasileiro. No dia a dia e nos jogos sempre vou dar o meu melhor. É um desafio para mim voltar a jogar em alto nível, e a Lusa esta me dando essa oportunidade. Não vai faltar empenho e dedicação, porque a Lusa é muito grande", afirmou.


O técnico Estevam Soares chega mais uma vez em um momento conturbado e será o responsável por apagar as chamas e resgatar a confiança do plantel. Na primeira passagem, não impediu o rebaixamento para a Série B, em 2008, mesmo com um elenco de bons nomes, como Jonas (hoje no Benfica), Patrício, Cristian, entre outros. Na segunda, por pouco, não conseguiu o acesso para a Série B, em 2015, quando caiu no mata-mata contra o Vila Nova-GO.


O estilo de treinador difere do desejado pela torcida e parte dos dirigentes, que esperavam alguém mais linha dura, no estilo do ex-diretor consultivo Emerson Leão. Estevam se asemelha mais a um controlador de ânimos e que busca agregar mais o elenco, o que pode ajudar a melhorar os bastidores do time. Contudo, não adianta esperar que o treinador e mais um reforço tirem leite de pedra. É necessário a contratação de reforços pontuais para as vagas restantes e, de preferência, de maneira urgente. 


A próxima partida da Lusa no Paulista será apenas neste sábado (11), contra o Bragantino, às 16h, no Nabi Abi Chedid. Adversário que está no meio da tabela e, com isso, é necessário que a Portuguesa vença para se afastar da tão temida zona de rebaixamento. 


Última passagem


Na disputa da Série A2 do Campeonato Paulista em 2016, o técnico Estevam Soares somou um empate, na estreia diante do Barretos, fora de casa, e uma derrota contra o Juventus da Mooca, no Canindé, que ocasionou em sua saída do clube. Após a Rubro-Verde, o comandante seguiu para o Tupi, que disputava a Série B do Brasileiro, e acumulou cinco vitórias, sete empates e derrotas em 19 jogos. Por fim, o treinador seguiu para o Bragantino, mas não conseguiu impedir o rebaixamento da equipe para a Série C. Torçamos para que ele dê a volta por cima juntamente com a Lusa.


Classificados


Se a equipe profissional da Lusa não está em boa fase, não podemos dizer o mesmo da equipe de Futebol 7. A Portuguesa/SCM derrotou o Guarani, na tarde do último sábado (4), por 2 a 0, na Arena Nacional, e conquistou a classificação para a semifinal da Copa Nacional. Jean e Thiago Augusto anotaram os tentos do triunfo lusitano e agora a Rubro-Verde encara o Corinthians, que derrotou a Ponte Preta por 5 a 3.


Futsal


As equipes de futsal da Lusa das categorias Sub12, Sub14, Sub16 e Sub18 estreiam no Campeonato Metropolitano de Futsal neste sábado (11), às 14h, no ginásio Geodésico José Raphael da Silva, em Osasco, no qual encara o Osasco/Audax. A Lusa está na Grupo A ao lado de Audax, S.E.Palmeiras, Santos F.C., Elite Itaquerense, Lausanne Paulista, São José FC, AD Wimpro, Mogi das Cruzes Futsal, S.E. Metalúrgicos, Inter de Santos e C.E. Penha. A fase de classificação foi composta por 24 agremiações divididas em dois grupos, no qual os times jogam entre si. Os quatro melhores classificados avançam para as quartas de finais.


Até a próxima, pessoal!