Um sonho realizado: Porto 4x0 Estoril visto de perto


Por César Mayrinck*


Há três dias estou na cidade em Porto. Essa é a minha primeira viagem para fora do país e, como um aficionado por futebol, criei uma expectativa muito grande para ir ao jogo do Futebol Clube do Porto. Para minha sorte, o time iria estrear no Campeonato Português, contra o Estoril, justamente na semana da minha chegada a Portugal.


Solicitei uma credencial para o jogo e fui atendido. Com todos os ingressos encerrados, a concorrência para ir ao jogo do Dragão foi intensa.


Curta o À moda do Porto no Facebook


Fui com três horas de antecedência para o estádio. Quis chegar cedo para fazer algumas filmagens e fotos para o À moda do Porto. Sendo assim, peguei um metrô em Vila Nova de Gaia (freguesia próxima ao Porto) e desci na estação “Estádio do Dragão”. 


César Mayrinck
César Mayrinck

O Estádio do Dragão visto da cabine de imprensa


Ao sair do metrô, subi a escada rolante e, olhando distraidamente para cima, vi o maravilhoso Estádio do Dragão. No momento em que o avistei, um grande e espontâneo sorriso surgiu em meu rosto. Meus olhos lacrimejaram. Era um sonho de criança que estava se realizando.


A torcida foi chegando aos poucos e tive a oportunidade de conversar com alguns torcedores sobre a expectativa que tinham em relação ao Porto nesta temporada. Esse contato com os torcedores sempre me encantou, afinal eles são a razão do futebol existir.


Quando entrei no estádio, as arquibancadas ainda estavam vazias, mas vi da cabine de imprensa o grande aglomerado de portistas apenas esperando os portões se abrirem, o que aconteceu uma hora e meia antes do jogo.  


César Mayrinck
César Mayrinck

A moderna sala de imprensa do estádio portista


Aos poucos, os adeptos foram tomando os seus respectivos lugares nas arquibancadas. A festa da torcida durante o jogo foi linda. Vários bandeirões foram erguidos e os cânticos ecoavam junto ao som dos tambores.


O placar final foi 4 a 0 para o Porto. A cada gol senti uma vibração emocionante vinda da torcida. Entretanto, a experiência de ter ido a esse jogo foi maior do que qualquer placar. Claro que com a vitória dos donos da casa a festa ficou mais bonita, mas presenciar esse mundo de emoções em uma das maiores torcidas da Europa foi algo ainda mais fantástico.


*César Mayrinck é jornalista, torcedor do Porto e responsável pelas páginas FC Porto – Fanpage Brasil e Futebol Paraense no Facebook.