10 jogos e 31 gols: a pré-temporada do Porto

Divulgação/FC Porto
Divulgação/FC Porto

Soares marcou um hat-trick no último amistoso da pré-temporada


10 jogos, sete vitórias e três empates. 31 gols marcados e apenas sete sofridos. Entre amistosos e jogos-treino, esse é o resumo da pré-temporada portista, que chegou ao fim na última quarta-feira com a vitória por 3 a 1 sobre o Gil Vicente, em Barcelos.


Exceto pelo jogo-treino com o Lusitano de Vila Real, que está atualmente numa espécie de terceira divisão do futebol português, todos os adversários eram da principal liga nacional ou favoritos na segunda liga, além, é claro, dos confrontos internacionais contra La Coruña, Chivas e Cruz Azul.


Curta o À moda do Porto no Facebook


Só em uma oportunidade, contra o Cruz Azul, os Dragões saíram de campo sem balançar as redes adversárias, enquanto que não foram vazados em metade das partidas disputadas.


É claro que tais jogos servem apenas como preparação e, mesmo com bons resultados, ainda é cedo para dizer que o Porto terá uma temporada vitoriosa. Mesmo assim, a primeira impressão foi a melhor possível, diante de um time que promete um futebol agressivo e intenso, com muita verticalidade. Bem ao espírito do técnico Sérgio Conceição.


Divulgação/FC Porto
Divulgação/FC Porto

Com nove gols nos amistosos, Aboubakar virou peça chave no ataque


A intensidade foi tamanha, que os Dragões chegaram a ir a campo em duas oportunidades no mesmo dia. Quarta-feira, encararam jogo-treino com o Paços de Ferreira pela manhã. À tarde, amistoso com o Gil Vicente.


Individualmente, destaque para Aboubakar. Visto como uma carta fora do baralho antes da bola começar a rolar, o atacante camaronês soube aproveitar a pré-temporada e conseguiu impressionar o treinador azul e branco. Marcou nove gols e, ainda mais importante, protagonizou uma empolgante dupla de ataque com Soares.


Fora de campo, vale ressaltar o período de preparação no México, que serviu para fortalecer a marca do clube no país, aonde o Porto tem grande influencia. A Liga Portuguesa é, ao lado da holandesa e da espanhola, uma das três mais vistas em terras mexicanas. O motivo? O grande número de jogadores da seleção asteca no futebol luso. Só no time da Invicta são quatro: Corona, Herrera, Layún e Reyes.


Que isso sirva para a diretoria abrir os olhos no que diz respeito à aproximação a novos mercados como o Brasil, por exemplo, aonde, devido à grande colônia portuguesa, residem muitos torcedores da equipe. Há enorme potencial de consumo no lado de cá do Atlântico.


Getty Images
Getty Images

Grande festa marcou a apresentação do elenco portista


Outro grande momento foi a apresentação oficial do elenco para a torcida, no último domingo. Uma bela festa, com shows, 50 mil presentes e uma goleada por 4 a 0 sobre o La Corunã, adversário escolhido a dedo. Além da proximidade geográfica entre a Cidade do Porto e a Galícia, os espanhóis foram derrotados pelos Dragões na semifinal da UEFA Champions League na temporada 2003/04, que acabou com o título azul e branco.


Após tantos ensaios, a temporada começa para valer na próxima quarta-feira, dia 9, diante do Estoril, no Dragão. Até lá, tempo para Conceição fazer os ajustes finais e para os adeptos controlarem a empolgação.



Confira os jogos do Porto na pré-temporada:


FC Porto 2x2 Acadêmica de Coimbra - Jogo-treino em 8/7


FC Porto 4x0 Rio Ave - Jogo treino em 12/7


Cruz Azul 0x0 FC Porto - Amistoso em 17/7


Chivas 2x2 FC Porto - Amistoso em 19/7


Vitória de Guimarães 0x2 FC Porto - Amistoso em 23/7


Portimonense 1x5 FC Porto - Amistoso em 27/7


FC Porto 5x0 Lusitano de Vila Real - Jogo treino em 28/7


FC Porto 4x0 Deportivo La Coruña em 30/7


FC Porto 4x1 Paços de Ferreira - Jogo treino em 2/8


Gil Vicente 1x3 FC Porto - Amistoso em 2/8