Por menor impacto no balanço financeiro, Porto atrasa contratações

Getty Images
Getty Images

A Inter estuda emprestar Gabigol ao Porto para se adaptar ao futebol europeu


Lá se vão 40 dias desde a última partida do Porto, na rodada final da Liga Portuguesa, e nenhuma contratação desembarcou no Dragão até o momento. Mas não se trata de inércia por parte da diretoria portista. Há uma boa razão para essa demora.


O clube da Invicta aguarda pelo final do ano fiscal 2016/17 para evitar incluir gastos com transferências no balanço, e assim diminuir o impacto financeiro da última temporada, que culminou com uma punição da UEFA por descumprimento do Fair Play Financeiro da entidade.


Curta o À moda do Porto no Facebook


Os Dragões foram multados em 700 mil euros e se comprometeram a chegar a déficit zero em até quatro anos, partindo de um prejuízo de 30 milhões de euros em 2017.


Com isso, novos jogadores vestindo azul e branco só a partir de julho, mas é difícil imaginar grandes gastos em uma equipe que ainda precisa encaixar 68 milhões de euros em vendas para não fugir do planejamento financeiro. E isso porque já saíram os atacantes André Silva (38M ao Milan) e Depoitre (5M ao Huddersfield), além do goleiro Andrés Fernández (2M ao Villarreal).


Getty Images
Getty Images

Na mira de clubes ingleses, Brahimi pode deixar o Porto


A quantia que ainda falta deve ser alcançada com as negociações de jogadores que retornam de empréstimo, como Quintero, Aboubakar, Diego Reyes e Bruno Martins Indi, além da venda de um titular. Nesse cenário, Danilo e Brahimi surgem como potenciais saídas.


Sobre contratações, por enquanto apenas rumores. Fala-se do interesse da Internazionale em emprestar Gabigol para pegar "cancha". E, cá entre nós, não há lugar melhor do que o Porto para esse tipo de adaptação ao futebol europeu.


Também é notório que os Dragões estão atentos ao futebol argentino. O atacante Cristian Pavon, um dos destaques do Boca Juniors no último título nacional, surge como possível reforço. Além dele, os avançados Lautaro Martínez, do Racing e da seleção argentina sub 20, e Tomas Cuello, do Atlético Tucumán e da Argentina sub 17, também estão no radar portista.


A pré-temporada do Porto começa no dia 3 de julho, no Centro de Treinamento da equipe, no Olival.