Porto: a Europa de olho em André Silva

Getty Images
Getty Images

Contando Porto e seleção portuguesa, André marcou 25 gols nesta temporada


A próxima janela de transferências já bate à porta e, com ela, as tradicionais especulações. Quem será o jogador mais caro do mercado? Qual será a revelação que fará mais barulho? Assim que a bola parar, o mundo do futebol será invadido por essas e outras questões.

Curta o À moda do Porto no Facebook

Mas mesmo antes deste tsunami, um nome já começa a tomar conta das manchetes pela Europa. Com apenas 21 anos, André Silva se vê ligado a outros gigantes do continente, que prometem brigar pelo atacante que marcou 20 gols nesta temporada, sendo cinco deles na UEFA Champions League.

O primeiro foi o Real Madrid de Cristiano Ronaldo, seu parceiro de ataque na seleção portuguesa. Desde que os dois passaram a atuar juntos, CR7 marcou nove gols em quatro jogos, e logo declarou que vê no jovem do Porto o seu sucessor natural no time verde encarnado. Será nos merengues também?


Getty Images
Getty Images

A multa rescisória do atacante é de 60 milhões de euros


Depois foi a vez de Arsenal, sempre atento a jovens talentos, e Olympique de Marselha, que promete abrir o cofre na próxima época, demonstrarem interesse no avançado. Esta semana entraram na briga Chelsea e PSG.

Outro que promete vir forte é o Atlético de Madrid. Segundo a imprensa espanhola, o time de Simeone estaria disposto a bancar a multa rescisória na casa dos 60 milhões de euros. No caso, sairia do bolso colchonero apenas um terço do valor. O restante seria pago através da cessão em definitivo de Óliver Torres e Diogo Jota, ambos atualmente emprestados aos Dragões. O Porto, por sua vez, já manifestou interesse em comprar Torres, cujo o "passe" está fixado em 20 milhões de euros.

É bom lembrar que o clube da Invicta soma nos últimos 18 meses um déficit financeiro de quase 90 milhões de euros, devendo apostar na negociação de atletas para diminuir tal prejuízo. Jogadores emprestados, como Martins Indi (Stoke City), Aboubakar (Besiktas), Diego Reyes (Espanyol), Marega (Vitória de Guimarães) e Ricardo Pereira (Nice), poderão ajudar a minimizar o impacto, mas será difícil não precisar negociar pelo menos um nome do elenco atual.


Getty Images
Getty Images

Pelas Eliminatórias, uma interessante marca de cinco gols em cinco jogos


Mas por que André Silva chama tanto a atenção? Apesar dos bons números, ninguém pretende contratá-lo pelo o que ele é, mas sim pelo que poderá ser. O atacante mostra grande potencial e a expectativa é que evolua nos próximos anos.

Também há o fator Copa do Mundo. A tendência é o jovem ser titular da seleção portuguesa na Rússia. Boas atuações farão com que ele se torne ainda mais valorizado, por isso é possível imaginar uma corrida para contratá-lo o quanto antes.

Cabe aos azuis e brancos não repetirem o erro do Benfica, que vendeu Renato Sanches ao Bayern antes da Euro. O meio-campista fez uma grande competição e, embora tenha saído por 35 milhões de euros (além de valores por metas), provavelmente receberia uma proposta mais interessante após a competição europeia.