A Seleção não quer ninguém do Palmeiras? Melhor para o Palmeiras

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Reprodução
Cesar Greco/Ag Palmeiras/Reprodução

Dudu é muito mais útil como capitão do Palmeiras do que como reserva do Coutinho ou do Douglas Costa


Toda convocação para a Seleção Brasileira nos últlimos tempos é a mesma história: o torcedor palmeirense fica na expectativa da lista, espera ver ali alguns nomes, pensa em quem pode ser chamado e, no fim das contas, sai entre a decepção e a postura "as uvas estavam verdes" com o anúncio da lista.


Hoje foi a mesma coisa: Tite chamou Rodriguinho, Taison e até David Luiz para os amistosos contra Austrália e Argentina, mas não chamou ninguém do campeão brasileiro. Pois eu fico com a segunda postura do parágrafo acima: ainda bem.


Dudu poderia ser convocado? Óbvio que sim, foi o melhor jogador em atividade no Brasil em 2016, embora não tenha repetido o bom nível no início deste ano. Prass? PQP, ó melhor goleiro do Brasil - e não só no grito da torcida, prova disso a atuação gigante nos dois últimos jogos. E poderíamos aqui enumerar outros que mereceriam chance: Jean, Felipe Melo, Tchê Tchê...


Mas a verdade é que estar nesses amistosos não acrescentaria nada a nenhum deles. Num time sem Neymar, Daniel Alves e Marcelo, com pouco entrosamento e tendo de viajar até o outro lado do mundo, a tendência são atuações medianas - e grande chance de ficar no banco. Oras, se Dudu fosse chamado hoje, pensando com a cabeça de Adenor, certamente seria pra ser reserva de Coutinho ou Douglas Costa e jogar no máximo 15 minutos a cada partida.


Ao mesmo tempo que significaria pouco para os atletas, seria ruim para o Palmeiras, que já deve perder Mina, Borja e Guerra nessas datas - a Venezuela faz dois amistosos nos Estados Unidos, contra a seleção da casa e o Equador, e a Colômbia joga duas vezes na Espanha, contra a seleção local e Camarões.


Ficaremos sem três titulares num jogo fundamental contra o Atlético-MG, rival direto na briga pelo título, e numa complicada partida contra o Coritiba, no Couto Pereira, onde não vencemos há um bom tempo. Ainda chegarão baleados para jogar no sábado, dia 10, contra o Fluminense, outro jogo importantíssimo. Imagina se ainda tivéssemos perdido Dudu, Tchê Tchê ou outros jogadores?


Continue sem olhar para o Palmeiras, Tite, pelo menos neste ano. Mas no ano que vem, às vésperas de ir para a Rússia, não se esqueça: sem palmeirense no elenco, o Brasil não ganha Copa. Mazzola, Djalma Santos, Zequinha, Vavá, Leão, Baldocchi, Zinho, Mazinho e Marcos que o digam.


E você, acha que algum jogador do Palmeiras deveria ir para a Seleção? Opine aí embaixo. Aproveite e curta a página do blog no Facebook.