Os garotos da base continuarão tendo oportunidades nesse novo Milan?

Durante as partidas da pré-temporada na China, os milanistas que por lá estavam fizeram uma piadinha genial com o mote do Milan nas redes sociais. Desde a temporada 2013/2014, a hashtag #weareacmilan vem sendo repetida com gosto pela equipe de marketing e comunicação do time, e isso foi só o primeiro passo para o melhor uso das redes sociais pelo clube.

Pois bem, a piadinha dos milanistas orientais foi a criação da hashtag #wearesorich - em tradução muito livre, quer dizer que estamos ricos para cacete. A piada é boa, mas acendeu o sinal de alerta para um possível problema: a utilização dos jogadores da base milanista.


Nas últimas temporadas os jogadores que vieram no Milan Primavera nos deram alegrias - e alguma tristeza - e tiveram muito espaço para mostrar serviço e, cá entre nós, tudo isso se deu porque a Sociedade não tinha um PUTO no bolso para gastar ou gastava mal demais o que tinha (oi, Bertolacci, tudo bem?). Assim, pudemos ver Donnarumma, Locatelli, Calabria e mais recentemente Cutrone crescerem e mostrarem serviço. Contudo, a injeção de grana dada por Li & Li pode - não quer dizer que vai - reduzir bastante o espaço de utilização dos jovens formados na base por Montella no time principal.


Getty Images
Getty Images

Cada vez mais desses ou cada vez menos espaço para eles?


A lógica é simples e direta: se o time não tem dinheiro, economiza e aposta nos garotos. Agora, com dinheiro para contratar dois jogadores para a posição, por exemplo, é possível que bons valores vindos do Milan Primavera possam perder espaço no time principal e sejam emprestados ou mesmo liberados para outros clubes sem poder mostrar o que de fato podem fazer de bom para o clube. Já vimos isso acontecer antes, e Pierre-Emerick Aubameyang é um exemplo pronto que me vem à cabeça.


Claro que a postura de Fassone, Mirabelli e Montella parece ser diferente da diretoria anterior, contudo, a preocupação é legítima. Tirando Donnarumma, todos os outros jovens do time de Montella já foram cogitados em algum tipo de empréstimo, e o arqueiro Alessandro Plizzari acabou sendo despachado para o Ternana Calcio após a vinda de Antonio Donnarumma. E com as possíveis chegadas de Kalinic ou, na pior da pior da pior da pior da pior da pior das hipóteses, o retorno do Ibrahimovic, Cutrone poderia ir indefinidamente para o banco de reservas. É isso mesmo que vocês gostariam de ver?


- Curtinhas - 


A partida de estreia do capeta na Serie A foi antecipada para o domingo, dia 20, às 15h45, por conta do playoff da Europa League.


Após rumores de um possível calote rossonero, as transferências de Leonardo Bonucci e Lucas Biglia foram oficializadas e ambos foram inscritos na lista de convocados para as partidas contra o impronunciável FC Shkëndija, da Macedônia, nos dias 17 e 24 desse mês.