A temporada 17/18 do Milan mês a mês - Parte 2

Hoje tem jogo com o San Siro lotado, Patrick Cutrone novamente no comando do ataque do capeta, já que André Silva sentiu uma contusão no pé, e um Milan com os dois lados do campo equivalentes em talento e ofensividade. Quer mais? Que tal a segunda parte da nossa análise do que aguarda o Diavolo na temporada 2017/2018?


No episódio anterior nós percebemos que a coisa fica tranquila até outubro, quando o Milan terá três clássicos em um intervalo curto de tempo (Roma, Internazionale e Juventus), além de duas partidas válidas pela fase de grupos da Europa League, e novembro, com Sassuolo, Napoli e Torino na Serie A e duas partidas decisivas pela fase de grupos da Europa League. Vamos agora para 2018.


JANEIRO - 2018


A pausa de inverno no campeonato italiano será entre os dias 7 e 20 de janeiro do ano que vem, o que significa que teremos apenas 3 partidas por essa competição: Crotone (c), Cagliari (f) e Lazio (c). Além delas, existe também a possibilidade da partida das quartas de finais da Coppa Italia ser no dia 3, o Milan terá a partida de volta pelas  e, como disse anteriormente, o adversário deve ser a Internazionale. Aliás, deste momento em diante, tudo relativo a essa competição será mera especulação, já que, cá entre nós, uma possível desclassificação para os rivais azuis não é impossível, apesar de improvável.


Em caso de classificação, o Milan terá a primeira partida das semifinais no dia 31 de janeiro, e o adversário deverá estar entre Juventus, Roma, Atalanta, Torino e Napoli.


FEVEREIRO - 2018


Novamente em fevereiro a corda dá aquela apertada gostosa no pescoço do diabo. Pela Serie A serão quatro partidas - Udinese(f), SPAL (f), Sampdoria (c) e Roma (f) - e na Coppa Italia, no dia 28, a partida de volta das semifinais.


A Europa League recomeça, agora na fase eliminatória, sendo as duas partidas da segunda fase da competição jogadas nesse mês, nos dias 14 e 21. Em caso de classificação rossonera, o sorteio do adversário das oitavas de final acontecerá no dia 23.


Getty Images
Getty Images

- Consegue ver o final da temporada aí, chefe?


MARÇO - 2018


Apertem os cintos, o piloto sumiu. Voltamos à fase turbulenta da temporada com adversários complicados em intervalos curtos de tempo e partidas decisivas. A Serie A reserva os enfrentamentos contra Internazionale (c), Genoa (f), Chievo (c) e Juventus (f). Entre eles teremos as oitavas de final da Europa League nos dias 7 e 14. Em caso de classificação rossonera, o sorteio para saber quem o capeta irá enfrentar nas quartas de final acontecerá no dia 16. 


ABRIL - 2018


No mês em que completar um ano da histórica mudança de propriedade de Silvio Berlusconi para Yonghong Li, o Diavolo terá pouco o que comemorar no que diz respeito a tempo de recuperação de atletas e tranquilidade dos adversários. Em abril serão 5 rodadas da Serie A - Sassoulo (c), Napoli (c), Torino (f), Benevento (c) e Bologna (f). Além disso, não serão apenas duas partidas eliminatórias pela Europa League, mas sim TRÊS! As quartas de final serão disputadas nos dias 4 e 11 de abril e, caso o Milan passe, o sorteio para as semifinais acontecerá no dia 13 - justamente o dia de aniversário do Novo Milan. A partida de ida das semis será disputada no dia 25.


Aqui vale fazer uma observação no que tange à competição europeia. Acredito que esse time tenha gás para chegar às semifinais com pouco esforço. Depois dessa fase, tudo depende do quanto Montella conseguirá transformar esse monte de bons jogadores em uma equipe de verdade.


Getty Images
Getty Images

Esse bando precisa se tornar um time o mais rápido possível


MAIO - 2018


Último mês da temporada, hora de colher os frutos do trabalho, sejam eles bons ou ruins. Pelo campeonato italiano as três últimas rodadas serão contra Verona (c), Atalanta (f) e Fiorentina (c). Espero comemorar o retorno do Milan à Champions League. A final da Coppa Italia será disputada no dia 9.


Pela Europa League, a segunda partida da semifinal acontecerá no dia 2. Creio que o Diavolo possa chegar à final - que ainda não tem data definida -, mas isso é muito otimismo da minha parte.


Aproveitar os meses tranquilos, entrosar o máximo possível o time inteiro e passar a filosofia de jogo para TODOS os jogadores. Nessa temporada Montella finalmente vai demonstrar se merece toda essa fé e confiança que nós e a Diretoria depositamos nele. Um pouquinho de sorte no que diz respeito a lesões e tempo de recuperação no Milan Lab também não é pedir muito, certo?


- Curtinhas - 


Graças ao genial Arthur Barcelos, do La Beneamata, fiz uma pequena correção nesse texto após sua publicação. Na verdade, as oitavas e as quartas de final da Coppa Italia são disputadas em jogo único, havendo duas datas possíveis para a realização dele.