Morata ou Belotti: quem deve substituir Ibra no United?

*Por Pedro Henrique Guimarães


As primeiras semanas da janela de transferências não foram tão animadoras para o setor ofensivo do United. É certo que Griezmann não vem e o contrato de Ibrahimovic não foi renovado. Sabemos do peso que o sueco tem, mas, após a lesão do atacante, pode acabar sendo bom para o plantel de José Mourinho que ele não siga conosco, abrindo espaço para a contratação de algum 9 para preencher sua ausência: Andrea Belotti ou Álvaro Morata. 


ESPN.com.br | Ibra pode retornar ao United mesmo após ser dispensado, diz jornal


Primeiro falemos de Zlatan. Durante a temporada, o clube conversava com o jogador e seus representantes sobre uma renovação de contrato para 2017/18. No entanto, ele preferiu não definir sua situação para 'aguardar' o fim do ano. Caso alcançássemos o título da Europa League e uma vaga na Champions, a projeção era que ele ficasse. Pois bem, nos classificamos e o clube teve em suas mãos o futuro do sueco. Apesar dos 28 gols na temporada, quem acompanhou de perto a temporada sabe que o artilheiro nos irritou mais do que alegrou.


Getty Images
Getty Images

Zlatan deixou sua marca, mas não foi espetacular e sua séria lesão acabou de vez com as chances de renovação


Obviamente, o poder de decisão em jogos decisivos deve ser levado em conta, mas foram muitas oportunidades perdidas. Estatisticamente falando, finalizou uma média de aproximadamente quatro vezes por jogo; foram 51 partidas, ou seja, mais de 200 chutes para menos de trinta gols. Número consideravelmente baixo para um world class que está em visível queda de rendimento e produção. Portanto, obrigado pelos serviços prestados e é hora de seguir em frente. Agora falemos dos possíveis reforços.

Aos 23 anos, Andrea Belotti encheu os olhos na Serie A pelo Torino, além de apresentar excelentes atuações pela Seleção Italiana. Na temporada, marcou 31 vezes e foi o vice-artilheiro do campeonato nacional, ajudando sua equipe a ficar na nona colocação. A concorrência é alta e o jovem é disputado também pelo Milan. É ventilado que pedem £60 milhões de libras – cerca de 245 milhões de reais. Dinheiro não é problema para o United e a capacidade que temos de chamar a atenção dos jogadores, ainda mais agora retornando à UCL, pode ser vital para ele nos escolher.


Getty Images
Getty Images

Com apenas 23 anos, Belotti impressiona pelo posicionamento e a frieza na frente do gol


Álvaro Morata é nosso principal alvo para a função. Com 24 anos, o reserva de Benzema no Real Madrid é uma carta na manga do treinador português. Mesmo não sendo titular, o espanhol teve papel importante para os títulos da La Liga e da Champions no time de Zidane, balançando as redes 20 vezes. Após o 12º título da Champions, ele afirmou que seria 'loucura' deixar o Real Madrid, mas, com Florentino Pérez investindo pesado em Kylian Mbappe, o atacante pode acabar perdendo ainda mais espaço. Outros dois fatores podem pesar para transportar suas malas a Manchester: Copa do Mundo e Mourinho.



Curta o Old Trafford Brasil no Facebook



Mais tempo como titular, mais minutos, mais gols e mais visibilidade. Nome já certo nas convocações de Julen Lopetegui, o papel de camisa 9 no United pode ser o suficiente para que Álvaro ganhe o papel de titular na Espanha, situação que não seria tão possível no Santiago Bernabéu, caso siga sendo apenas um suplente. Além da seleção, uma possível ida ao United promoveria o reencontro entre o atacante e José. O comandante foi responsável por subí-lo para o time profissional do Real, em 2010. Portanto, fatores pessoais e profissionais podem ser o necessário para que seja contratado pelos red devils.


Getty Images
Getty Images

Assim como James, Morata tem seu potencial reduzido no banco de reservas e está em busca de uma transferência


O cenário é de ansiedade e nervosismo. Enquanto rivais já se movimentam, seguimos estacionados sem nenhum anúncio de novas contratações para o ataque. A esperança permanente é que a demora valha a pena e as chegadas não demorem tanto para serem concretizadas. Que o fator Mourinho, responsável por levar Drogba e Diego Costa ao Chelsea, em 2004 e 2014, respectivamente, pese a favor do United para que Morata chegue e assuma a posição de titular.

E você, quem traria para comandar o setor ofensivo? Morata e Belotti são os procurados e alguns jornalistas apontam a possibilidade de trazerem ambos para formarem uma dupla em Old Trafford. Deixe sua opinião nos comentários! 


*Pedro Henrique Guimarães é editor do portal Vavel Brasil e torcedor do Manchester United.