Lindelof chega para ser titular na defesa do United

Demorou, mas chegou: o United finalmente anunciou seu primeiro reforço para 17/18. Victor Lindelof, zagueiro do Benfica, teve sua contratação concretizada por 30 milhões de libras iniciais + 9 milhões de bônus condicionados por objetivos diversos. Apesar de não ser uma peça de peso e ficar como segunda opção pra muita gente (Van Dijk foi o alvo favorito nos comentários), o sueco tem tudo para se provar como um sucesso em Manchester. Já escrevi sobre ele em janeiro, quando os rumores começaram a aparecer.


ESPN.com.br | Manchester United anuncia contratação de zagueiro do Benfica


"Dentro das quatro linhas, o que significaria tal aquisição? Nos deparamos com algumas dúvidas naturais, já que estamos falando do Campeonato Português. O nível por lá é razoável e o nome não é conhecido do grande público. Mas não precisa ser. Se criar expectativas sem base alguma é contraprodutivo, descartar potencial apenas por não compreendê-lo é totalmente errado. O que pode se dizer - me apoiando em partidas esporádicas, vídeos e conversas com companheiros benfiquistas -, é animador.



Lindelof tem 22 anos e, desde sua saída do Vasteras SK, em 2012, só foi começar a jogar regularmente pelo time principal em fevereiro de 2016. Aos poucos, foi cavando uma vaga entre os titulares e impressiona pela consistência. Erra aqui e ali, mas somente em embates isolados; é difícil vê-lo em uma atuação ruim. O porte físico e a compostura fazem com que seja difícil deixá-lo pra trás. Não é tão veloz e as passadas largas são usadas como recurso em situações de risco. Ganha a maioria pelo alto.



Curta o Old Trafford Brasil no Facebook



Com bola nos pés, algo que interessa consideravelmente no cenário atual, é muito bom. É mais de carregar pra atrair a defesa do que soltar passes pelo centro desde a zaga. Mesmo sendo relativamente cru, é calmo sob pressão e chegou a ganhar o apelido de iceman pela frieza demonstrada com frequência. Acima de tudo, tem uma mentalidade de elite e pode ser bem explorado por José. É aquela coisa que aprendemos com Sir Alex Ferguson: estamos comprando o homem, não apenas a peça de um quebra-cabeça sem intangíveis. O fator psicológico agrada”.



"Lindelof tem apenas 22 anos, mas já é um jogador acostumado com grandes responsabilidades. Fez parceria de sucesso com Luisão na zaga do Benfica, da qual era peça importante. Os Encarnados tiveram a defesa menos vazada das seis principais ligas europeias, com média de 0,53 gol sofrido por partida. Pelo seu país, Victor foi fundamental na campanha do título da Euro Sub-21 de 2015, tendo sido eleito para a seleção da competição, e hoje é um dos principais jogadores da Suécia na Era pós-Ibrahimovic. Acredito que o investimento do United é válido. Portugal é uma grande vitrine para as ligas mais midiáticas do mundo, e Lindelof tem potencial para dar certo em um campeonato competitivo como a Premier League" - analisou Luís Prates, blogueiro do Glorioso Encarnado no ESPN FC.



Getty Images
Getty Images

Ao lado do brasileiro Luisão, o sueco formou uma zaga extremamente sólida e pouco vazada


Fica claro que os sinais são bem positivos. Se tem uma coisa que Mourinho já provou conhecer, se trata da avaliação de defensores. Sobre a montagem do elenco em geral, lembrem dos quatro que ele trouxe para 16/17: Bailly, Pogba, Mkhitaryan e Zlatan. Três incontestáveis e um asterisco armênio, mas a expectativa continua por conta da qualidade e o desempenho na Liga Europa. Nosso novo reforço deve formar dupla de zaga com o marfinense, titular absoluto. O mesmo era relativamente desconhecido e surpreendeu de forma imediata. Que isso também aconteça com Lindelof, um diamante a ser polido pelo treinador tratado como referência defensiva.