Os alvos do United na janela de transferências

O caos da janela de transferências já está na sua fase inicial e precisamos garantir alguns reforços sem tanta enrolação. Pegamos o exemplo do City, que já anunciou o super cobiçado Bernardo Silva e está prestes a fechar negócio com o goleiro Ederson. Planejamento adiantado e muita grana envolvida, claro. Essa segunda parte o United também terá em abundância. Várias reportagens citam que a diretoria liberou cerca de 200 milhões de libras para Mourinho. O treinador, por sua vez, revelou que deixou "esclarecidos os seus alvos e agora está tudo nas mãos de Ed Woodward (nosso chairman)". Façamos uma lista mesclada em necessidade/preferência/probabilidade.

ESPN.com.br | Empresário diz que Ibrahimovic quer ficar no Manchester United, mas faz mistério: 'Vamos ver...'

Não poderia começar o texto com um nome além de Antoine Griezmann. O francês é desejado pelo clube há umas duas temporadas, as especulações ganharam força a cada mês e parece que finalmente vamos alcançando uma conclusão. Diria, intuitivamente, que está na casa dos 90% as chances de vermos o camisa 7 em Old Trafford a partir de 2017/18. O jogador quer vir, tem Pogba e Martial como grandes motivadores na transação e a questão parece ser apenas do dinheiro para o Atleti. Sua cláusula é de £87M, mas o acordo pode ser finalizado por uns £15M a menos.



E dentro de campo, o que podemos esperar? Caso tudo se concretize, continuaremos com um fio de incógnita na cabeça. Seu rendimento atingiu o nível considerado world-class quando passou a ter sequência como um segundo atacante no Vicente Calderón. Antes disso, despontava no Real Sociedad por ser um dos wingers mais versáteis e produtivos da Europa. Aqui, temos mais talento nas pontas e nem tanto na referência (levando em conta a lesão de Ibra), portanto Jose teria que acomodá-lo de '9'. Com um parceiro por ali - Rashford - faria sentido, mas sem ninguém se criaria uma incerteza. De qualquer forma, será extremamente bem vindo.



Edit (11h): parece que Griezmann não vem mais. É o que diz James Ducker, do Telegraph, o jornalista que vinha cobrindo a 'novela' desde o início e sempre passou muita credibilidade. Os colchoneros tiveram apelo recusado e ficarão sem poder contratar nessa janela. Vendas ainda podem acontecer, mas com resistência maior do clube. O United, por sua vez, resolveu focar em um centroavante de referência. Além das opções citadas abaixo, começam a surgir especulações envolvendo Andrea Belotti, do Torino. O italiano marcou 28 gols em 38 partidas na temporada e só deve sair por £50M pra cima. 



Alternativas: Kylian Mbappé (Monaco), Alvaro Morata (Real Madrid), Romelu Lukaku (Everton)

Para as zonas mais ofensivas do meio, já fiz um texto sobre James Rodríguez e o próprio Griez pode se encaixar - dependendo da estrutura adotada pela comissão técnica. Portanto, não detalharei tanto outra peça da posição. Sabemos, porém, que existe o interesse pelo "disciplinado" Ivan Perisic, da Internazionale. Pro time titular o croata não acrescentaria muita coisa e, chegando para o banco, traria pouco além do que já temos. Felizmente, os italianos pediram uma quantia exorbitante para o calibre dele e parece que recuamos. O Chelsea pode fazer uma proposta a qualquer momento, segundo o Telegraph; que levem logo. Sabem quem pode entrar na cena aqui? Andreas Pereira, mas é tema para outro post - de novo.



Curta o Old Trafford Brasil no Facebook



Uns metros atrás no setor, precisamos de opções. Ander e Labile são absolutos, Carrick estará pronto quando precisarmos e Fellaini deve sair (que a final da Liga Europa não tenha mudado isso, né?). Aqui, aparentemente estamos entre os dois polivalentes da espinha dorsal do Monaco: Fabinho e Bakayoko. O que temos sobre o francês é que uma proposta foi feita - e recusada - em 2016 e, segundo o Canal +, tentaremos novamente agora. Nada com tanta sustentação, pra falar a verdade; os Blues também estão atrás dele. Quem realmente pode chegar é o brasileiro e isso deve agradar por inúmeras razões.



No geral, se trata de um atleta superior. Não é uma referência no atributo, mas tem a técnica que falta para o seu companheiro e é qualificado com a bola nos pés. E isso pode ser apenas um plus, considerando a provável intenção de Mou em utilizá-lo na base do triângulo central, liberando os meias criativos. Traria calma nas ações próximas da nossa área e, crucialmente, tem a energia/capacidade de avançar conforme as necessidades para manter a pressão alta, por exemplo. Com o vigor físico e o bom posicionamento, sempre deu sinais de entender como manter a compactação. Também atua como lateral direito, algo que entra na equação - Valencia completa 32 anos em agosto. O clube do principado quer algo em torno de £40M.

Alternativas: Radja Nainggolan (Roma), Nemanja Matic (Chelsea), Eric Dier (Tottenham)

A defesa foi solidificada na última campanha, mas traz algumas lacunas a serem preenchidas. Liberando Smalling e Jones para qualquer lugar possível, ficamos com o confiável Rojo e o titular Bailly. Meu companheiro ideal para o marfinense é Van Dijk, do Southampton. O holandês é um dos melhores zagueiros da Premier League desde 2015 e impressiona pela consistência. Seguro, usa da força e da marcação para chamar a atenção mesmo em uma equipe modesta. É ótimo com a posse, dominando os passes que quebram linhas e avançam as jogadas - fator que complementa bem o jogo de Eric, mediano nesse sentido. Sairia por uns £40M também; justo. É o mais próximo que tem dos world-class, sonhos como Bonucci, Boateng, etc.


Getty Images
Getty Images

Van Dijk é um zagueiro completo e, além de possuir senso de liderança, marca alguns gols


Alternativas: Michael Keane (Burnley), Victor Lindelof (Benfica)

Por fim, o futuro do lado esquerdo ainda é meio obscuro. Caso venham contratações para todos esses setores, eu ficaria tranquilo com Daley Blind fazendo a função. O problema é que possivelmente Mourinho não confia nele, então podemos pensar em algum alvo. Na pole position aparece Benjamin Mendy, um dos diamantes do Monaco e verdadeira máquina nos lances de ataque. Demonstrou ser extraclasse no cruzamento e nas ultrapassagens pela linha de fundo, mas deixa certas dúvidas sobre seu rendimento defensivo. Os dois clubes de Manchester estariam dispostos a pagar £39M por seus direitos.

Alternativas: Danny Rose (Tottenham), Ryan Sessegnon (Fulham)

Tentei fazer um compilado de tudo aquilo que já foi veiculado na mídia - e bastidores - sobre nossa janela. Alguns nomes devem receber propostas e outros não passarão de rumor. Dessa lista, você traria quem?