City: como se virar sem Mendy pelos próximos meses?

Em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (29), na véspera do confronto contra o Chelsea em Stamford Bridge, Guardiola deu mais informações sobre as situações de Agüero e Mendy.


No caso do primeiro, sabe-se que ele se envolveu em um acidente de carro noite passada em Amsterdam efraturou uma costela. Por outro lado, felizmente nada de mais grave aconteceu, e Agüero deve estar de volta ao time em aproximadamente oito semanas. Neste momento, a única coisa que se espera é que ele tenha uma recuperação plena e volte ainda melhor.


Getty
Getty

O recorde vai ter que esperar, mas ele vem


Já em relação a Mendy, a situação parece ser um pouco mais complicada. O rompimento do ligamento cruzado anterior do joelho direito foi confirmado e o lateral passará por cirurgia ainda nesta sexta-feira, em Barcelona.


Ainda segundo Pep, a estimativa do tempo de recuperação para que Mendy volte aos gramados é de algo entre cinco a seis meses. Caso o City vá às fases mais avançadas da Champions League, o lateral-esquerdo poderia voltar a tempo de jogar as semifinais.


Então, eis o problema: como bem se sabe, o City não tem um lateral-esquerdo reserva propriamente dito. Com as saídas de Clichy e Kolarov, a única reposição para o setor foi justamente a contratação de Mendy, enquanto Danilo foi trazido para ser um backup tanto para Walker quanto para o próprio Mendy.


Nas partidas contra o West Brom pela Copa da Liga e diante do Shakhtar pela Champions League, Pep fez a opção por Delph na lateral-esquerda e a resposta foi surpreendentemente positiva – especialmente no segundo jogo.


Na ocasião, até escrevi que Delph talvez tivesse encontrado para si uma nova função no elenco, até mesmo porque a disputa pelas vagas no meio de campo não lhe parece ser exatamente favorável com o City tendo tantos nomes de muita qualidade para o setor.


Contudo, apesar do sucesso inicial no improviso feito por Pep, há de se lembrar que Delph não é lateral de origem e não só é difícil saber se ele conseguiria repetir tal desempenho até a volta de Mendy, como não parece ser capaz de emular com precisão o lateral francês. A bem da verdade, talvez nem mesmo Danilo conseguisse fazê-lo.



Curta o Manchester Connection no Facebook



Ainda na coletiva, Pep disse que após o jogo contra o Chelsea a equipe vai ter uns dias de descanso e este será o momento de pensar se há a necessidade de sair ao mercado em janeiro em busca de um novo nome para a lateral-esquerda. Se levarmos em consideração que esta era uma situação que poderia acontecer, tal aquisição deveria ter sido feita ainda na janela de agosto e o time teria entrado na temporada com quatro laterais.


É evidente que ainda parece ser cedo para mensurar quais opções seriam viáveis a essa altura, até porque o mercado de janeiro não costuma ser tão produtivo e cheio de boas opções como é a janela de início de temporada.


Além disso, não custa lembrar que o City tem dois bons laterais emprestados e que mereciam uma chance na equipe há algum tempo. O primeiro é Maffeo, emprestado ao Girona e que ganhou notoriedade nesta última semana ao ter marcado Messi de forma implacável. Caso houvesse a opção por chamar Maffeo de volta, o jovem espanhol seria o reserva imediato de Walker, enquanto Danilo se transformaria na primeira opção para o lado esquerdo, com Delph também podendo fazer a função.


Getty
Getty

Merecendo uma chance?


Por outro lado, Angelino é lateral-esquerdo de ofício e atualmente está emprestado ao NAC Breda, da Holanda, após passagens pelo Girona e Mallorca na última temporada. Das vezes que atuou pelo City, Angelino mostrou potencial e muita personalidade. Caso ganhasse uma oportunidade, dificilmente desapontaria Guardiola.


Mesmo convocando Angelino de volta de seu empréstimo, é difícil imaginar que ele seria titular. Neste cenário, Danilo se firmaria como a primeira opção para o lado esquerdo, com possíveis escalações de Delph no setor, enquanto Angelino seria o reserva da posição, eventualmente ganhando algumas oportunidades e acumulando experiência em alto nível.


Conforme dito por Pep, estas questões começarão a ser respondidas a partir da semana que vem. Resta esperar pra ver.


Siga @javierfreitas