Um dia da caça, outro do caçador: Danilo é do City

Assim que a temporada 2016/17 acabou e o período de transferências teve seu início, ainda que de forma não-oficial, uma das certezas do mercado é de que o lateral-direito brasileiro Danilo, então no Real Madrid, tinha como destino o Chelsea.


O City tinha dois alvos muito claros para a posição nesta janela de transferências: Kyle Walker e Daniel Alves. A contratação e o anúncio do primeiro não eram mais uma questão de como, mas de quando. Em todo caso, Walker chegou, já se apresentou e até mesmo fez sua estreia com a camisa do City, na derrota por 2 a 0 para o rival em Houston.


No segundo caso, havia um acordo verbal, mas, de última hora, o PSG interceptou o negócio, fez uma proposta salarial muito superior e acabou levando o jogador.


Com isso, o City precisava voltar suas atenções para conseguir outro jogador de alto nível para a posição. E se Daniel Alves chegaria de graça, achar outro lateral por pouco dinheiro seria uma missão praticamente impossível. Bons laterais são raridade no mercado e há de se pagar muito dinheiro para contar com eles.


Então, o City fez aquilo que lhe havia sido feito há menos de duas semanas: entrou no meio de um negócio que era dado praticamente como certo e conseguiu a assinatura do atleta. Por £26.5m, Danilo se tornou oficialmente jogador do City neste domingo (23) em um contrato de cinco anos, com o anúncio tendo sido feito pelo clube em seu site oficial.


Man City
Man City

Guardiola e Soriano apresentam Danilo, a mais nova aquisição do City


Se tivesse ido ao Chelsea, Danilo chegaria com uma titularidade quase certa. Ainda que Conte tenha tirado leite de pedra ao fazer Moses render como ala-direita, Danilo certamente reúne mais qualidades que o inglês e tomaria a posição de assalto assim que chegasse em Londres. No City, entretanto, Danilo vai ter que disputar a vaga – assim como fez enquanto esteve em Madrid e acabou perdendo a queda de braço para Carvajal.


Contudo, mesmo reserva, é engano pensar que Danilo chega ao City em baixa. Inclusive, Guilherme Bianchini, blogueiro do Real Madrid aqui no ESPN FC, falou um pouco mais sobre o lateral:



“Ele chegou com muita expectativa pelo ótimo desempenho no Porto, inclusive tinham loucos que colocavam ele no mesmo patamar – ou acima – do Carvajal. Benítez era um desses loucos e começou a temporada com ele de titular, mas foi questão de tempo pro Carvajal recuperar naturalmente a posição. O maior problema do Danilo é no aspecto defensivo. Foram muitos, muitos, muitos gols e lances perigosos que aconteceram nas costas dele. Aí perdia a confiança porque choviam críticas de tudo quanto é lado, e também não conseguia explorar o potencial no ataque. Mas Zidane sempre confiou nele e bancou o cara em jogos grandes quando Carvajal se machucou nessa temporada. E era nítido que ele estava se segurando mais na defesa pra não deixar uma avenida pelo lado dele, aí ganhou mais confiança e passou a apoiar com mais eficiência. A reta final foi a melhor fase dele porque estava atingindo essa estabilidade entre defesa e ataque, embora ainda deixasse alguns espaços.”



Além disso, vale mencionar que mesmo não sendo o titular da posição, Danilo venceu mais divididas (2.18) e fez mais interceptações (2.24) a cada 90 minutos que qualquer outro defensor do Real em La Liga.


Pelo que se viu de Danilo na Europa até agora, sabemos que se trata de um bom jogador sem qualquer resquício de dúvida. Além disso, há a possibilidade de vermos uma espécie de coringa nele, uma vez que a contratação de Mendy parece ter sugado todo o tempo, energia e dinheiro na busca por um lateral-esquerdo. Neste caso, é possível que não vejamos outro nome para a posição chegando e, caso este cenário se confirme, é bastante provável que vejamos Danilo atuando naquele lado em diversos momentos da temporada.



Curta o Manchester Connection no Facebook



Deste modo, considerando as qualidades do jogador, as possibilidades que se desenham para ele no elenco, além das que Guardiola deve ter em mente, e levando em conta que, em vista do que o City tem pago em transferências até aqui, Danilo foi relativamente barato. Até o momento, todos os sinais de uma boa contratação se mostram presentes. Resta ver na prática.


Siga @javierfreitas