Liga Europa: em partida tensa Lyon vence Everton e convence

“Black star, jewel of the night
Black star, burning bright
Magnificent sun, a beacon burning
Five pointed coal, a guide eternal”
(Carcass – “Black Star”)


Na última quinta-feira o Lyon visitou o inglês Everton em Liverpool, pela terceira rodada da fase de grupos da Europa League. O confronto foi tenso, com os lioneses conseguindo obter vitória convincente pelo placar de 2x1. O resultado manteve o Lyon em tranquila vice-líderança do grupo E.


Getty
Getty

Bertrand Traoré (a esquerda), destaque do Lyon na vitória contra o Everton


Mesmo com desfalques de Mariano Díaz e Mendy, Bruno Génésio propôs alinhamento praticamente titular. Numa formação em 4-2-3-1 vimos Lopes, Tete, Marcelo, Diakhaby, Marçal. Tousart, Aouar. Traoré, Fekir e Memphis Depay. Maolida.


Génésio deu oportunidade para os garotos Aouar (19 anos) e Maolida (18 anos), em competição européia.


Toffees a beira de um ataque de nervos


O Lyon saiu na frente logo aos 6 minutos, com Fekir cobrando e convertendo pênalti cometido pelo lateral Holgate em Aouar. Durante a primeira etapa o embate seguiu equilibrado. No aspecto mental o Everton mostrou-se incomodado, uma vez que seu início de temporada realmente não é bom.


Como observamos na véspera o treinador toffee Ronald Koeman privilegiou as entradas de Mirallas e Klaassen no alinhamento inicial, ambos poupados no fim de semana em compromisso da Premier League. O ídolo Wayne Rooney nem chegou a ser relacionado.


Getty
Getty

Momento da confusão entre toffees e lioneses


Durante o segundo tempo o Everton deu mais mostras de fragilidade psicológica quando o zagueiro e capitão Ashley Williams empurrou o goleiro Lopes, na conclusão de lance aéreo no minuto 65. Houve uma pequena confusão próximo ao gol lionês com torcedores toffees tentando agredir os atletas do Lyon.


Em jogada de bola parada o próprio Williams empatou a partida quatro minutos depois. Cinco minutos após entrar em campo, o marfinês Cornet fez grande jogada pela ponta direita cruzando para o burquino Betrand Traoré completar de letra no minuto 75, e dar vitória por 2x1 para o Lyon. As estrelas negras fizeram a diferença.


Convicções


Ao utilizar Fekir de forma habitual, centralizado entre os 3 meias ofensivos, Bruno Génésio mostra certeza de que o capitão lionês dificilmente será utilizado como atacante de área. Maolida foi o suplente de Mariano. Na última temporada Fekir deixou claro que não se via a vontade, atuando pelos lados.


Getty
Getty

Tete, Traoré e Cornet comemoram o gol da vitória lionesa


O Everton segue na lanterna do grupo E da EL com apenas 1 ponto e atrás do modesto cipriota Apollon Limassol (2 pontos). Todos respeitaram a presença do tradicional clube inglês, que além da má campanha, portou-se como “time pequeno” ao receber o Lyon no Goodison Park.


A italiana Atalanta lidera o grupo E com 7 pontos, após boa vitória sobre o Apollon (3x1). O Lyon segue na vice-liderança com dois pontos a menos que os italianos. Em todo caso o caminho da classificação para o mata-mata mostra-se favorável para os lioneses.


Confira os gols de Everton 1x2 Lyon clicando aqui!


La balle de Lyou


- A Europa League volta a ter jogos no próximo dia 02 de novembro, no Brasil feriado de finados. Na rodada 4 é o Lyon quem receberá o Everton no Groupama Stadium da cidade de Lyon.


- Os lioneses retornam a campo neste domingo, em compromisso pela Ligue 1 francesa. O Lyon visitará o Troyes.


- Siga o blogueiro Alexandre Kazuo no Twitter @Immortal_Kazuo