Liga Europa: Lyon visita o Everton em busca da primeira vitória

Nesta quinta-feira o Lyon visitará o inglês Everton no Goodison Park de Liverpool, em compromisso válido pela terceira rodada da fase de grupos da Europa League. Embora ocupe a vice-liderança do grupo E (2 pontos) o Lyon ainda não conseguiu vencer no torneio, tendo empatado suas duas partidas disputadas.


A sorte lionesa mudou ironicamente na última sexta-feira 13, após vitória suada sobre o Monaco, em partida da Ligue 1. O Lyon quebrou sequencia de cinco jogos dos quais quatro terminaram empatados (empates pela EL inclusos) e um em que foi derrotado


Por outro lado um empate contra o Everton em Liverpool, não será um resultado ruim.


Toffees em crise


Após grande temporada 16/17 o Everton flerta com a zona de rebaixamento da Premier League (16º posto). No grupo E da EL a equipe é a lanterna com apenas 1 ponto marcado. Jogar no Goodison Park requer respeito ao dono de seu campo, mas o Lyon carregará algum favoritismo.


No último fim de semana os toffees empataram em 1x1 ao visitar o Brighton, com gol de Wayne Rooney obtido no último minuto da partida válida pela liga inglesa. O treinador Ronald Koeman não alinhou o belga Kevin Mirallas (entrou no decorrer), nem o holandês Davy Klaassen entre os titulares. É provável que ambos surjam contra o Lyon.


Getty
Getty

Wayne Rooney na última rodada da Europa League, no compromisso entre Everton e o cipriota Apollon Limassol


Até a última temporada, Koeman dispunha de equipe coesa e solidária no jogo defensivo. Vencia de forma letal buscando contra-ataques, tendo feito o ofensivo Manchester City de Pep Guardiola vítima fácil, na edição 16/17 da liga inglesa. Com dinheiro em caixa após boa temporada, o Everton obteve reforços como os já citados Rooney, Klaassen e o meia Gylfi Sigurdsson, destaque da seleção da Islândia. Entrosar as novas peças está demandando tempo.


A equipe coesa e solidária da temporada 16/17 jogava em função de Romelu Lukaku, agora no Manchester United. No aspecto ofensivo a saída do atacante de área e de força física foi algo drástico, uma vez que seu sucessor Rooney é um atleta mais leve e cujo estilo privilegia o toque de bola.


Pelo lado do Lyon


O ambiente com certeza é mais ameno, porém Bruno Génésio não relacionou os destaques Mariano Díaz e Ferland Mendy, para a viagem à Inglaterra. Mariano e Mendy foram vetados pelo departamento médico, ambos com problemas musculares. O meia Grenier e o defensor Morel também seguem indisponíveis.


Getty
Getty

O treinador lionês Bruno Génésio, menos pressionado após o time voltar a vencer


Há meios para se escalar alinhamento inicial com as peças predominantes, mas Génésio relacionou quatro jovens da base: Grange (goleiro), Mboumbouni (zagueiro), Owusu (meia) e Dzabana (atacante), todos atletas sub-21.


Dentre os atletas principais, o zagueiro brasileiro Marcelo retorna, ao passo que cumpre suspensão na Ligue 1. O ataque deverá ter Traoré, Memphis Depay e Fekir, por sua vez, provavelmente como referência na área no lugar de Mariano.


Sem desesperos, obter uma das duas vagas para o mata-mata da EL segue enquanto objetivo do Lyon. Empatar com o Everton não será mau resultado, sobretudo se a líder Atalanta (4 pontos) vencer seu compromisso contra o Apollon Limassol.


Coup d’oeil des rivaux


- Nesta quinta-feira a ESPN exibe os seguintes jogos da Europa League. Às 14:55: Estrela Vermelha x Arsenal (ESPN Brasil), Olympique Marselha x Vitória de Guimarães (ESPN), Vardar Skopje x Real Sociedad (ESPN +). Às 17 hr: Milan x AEK (ESPN Brasil), Atalanta x Apollon Limassol (ESPN) e Braga x Ludogorets (ESPN +).


- Siga o blogueiro Alexandre Kazuo no Twitter @Immortal_Kazuo