Liga Europa: Lyon sob o sol do mediterrâneo

Nesta quinta-feira, teremos a primeira rodada da fase de grupos da Europa League 2017/2018. O Lyon fará sua estreia pelo grupo E, viajando até o Chipre para enfrentar o Apollon Limassol.


A disputa da Europa League tem alguma cobrança para o Lyon, no que diz respeito a obrigação de encerrar a temporada com um título conquistado. O presidente Jean-Michel Aulas externou em algumas ocasiões durante a pré-temporada esta ambição.


O fato da final da EL 17/18 estar agendada para acontecer no Groupama Stadium de Lyon, porém, não garante nada.


Momento crítico


Tal qual afirmamos nos últimos posts, esta partida no mediterrâneo contra o Limassol tem a importância de uma estreia, mas surge atravessando um momento importante na Ligue 1. Embora seja início de temporada, o Lyon joga nesta quinta-feira, tendo um clássico no próximo domingo contra o PSG, pela liga francesa.


Getty
Getty

Traoré, vice-campeão da Europa League 16/17 pelo Ajax e o capitão Fekir


O translado para o Chipre pode causar algum dano físico, valendo ressaltar que o PSG já jogou pela Champions League. Os parisienses terão quatro dias de descanso, ao passo que o Lyon terá apenas dois.


O técnico Bruno Génésio relacionou o volante Tanguy Ndombélé para a viagem, sendo que o meio-campista poderá fazer a sua estreia. No último fim de semana, Génésio não escondia que poderia haver rotação no plantel, mencionando que o capitão Nabil Fekir, em específico, seria poupado em algum momento.


Optar por um time misto diante do Apollon é uma alternativa válida, que não deve ser interpretada como “salto alto”. Dadas as circunstâncias, obter uma das duas vagas para o mata-mata da EL é o objetivo. Um empate já seria um bom resultado.


Elencando apenas quatorze equipes, a tabela da Cyta Championship (ou liga nacional cipriota) 17/18 mostra o Apollon Limassol apenas na décima primeira colocação. O torneio teve três rodadas até o presente momento.


A ESPN transmitirá Apollon Limassol x Lyon no ESPN +, nesta quinta-feira, às 13h55h.


La balle de Lyou


- Para os supersticiosos, o L’Équipe recordou um tabu cipriota no histórico do Lyon. A última visita do Lyon à ilha do Chipre aconteceu na temporada 2011/2012, pelas oitavas de final da Champions League. O Lyon enfrentou o APOEL Nicosia em confronto que terminou com placar agregado de 1x1 e eliminação dos lioneses nos pênaltis.


Coup d’oeil des rivaux


- Na quinta-feira, também pela Europa League, a ESPN transmitirá Austria Viena x Milan (ESPN Brasil) e Villarreal x Astana (ESPN), às 13h55.  Às 16h, teremos Vitesse x Lazio (ESPN Brasil), Zulte Varegem x Nice (ESPN) e Real Sociedad x Rosenborg (ESPN +)


- Siga o blogueiro Alexandre Kazuo no Twitter @Immortal_Kazuo