Lyon: o 'mago Fekir', Claudio Ranieri e a Liga Europa

O Lyon volta a campo pela quarta rodada da Ligue 1 neste sábado, às 12h. A equipe, em quarto lugar na tabela da liga nacional francesa, visitará o tradicionalíssimo Nantes do treinador italiano Claudio Ranieri.


Cheio de expectativas, o Nantes está tendo um início de temporada complicado. A tabela dura lhe reservou Lille e Olympique Marselha nas duas primeiras rodadas, sendo derrotado por 3x0 e 1x0, respectivamente. Os primeiros três pontos vieram apenas diante do Troyes (1x0), na última rodada.


Getty
Getty

Claudio Ranieri na estreia do Nantes pela Ligue 1 17/18, contra o Lille


Ranieri tem experiência na Ligue 1, tendo trabalhado no Monaco entre 2012 e 2014. Fez com que a equipe monagesca retornasse da Ligue 2 para a elite, na temporada 12/13. Por outro lado, escrever um novo “conto de fadas” no estilo daquele protagonizado junto ao Leicester City campeão inglês 15/16 parece distante.


Após a estreia desastrosa contra o Lille, Ranieri falou sobre “mexer com o psicológico” dos seus comandados. O panorama parece aquém da grandeza do Nantes, oito vezes campeão francês e tricampeão da Copa da França. Os canários estão na 15ª posição na tabela.


O elenco do time de Ranieri conta com três brasileiros: o zagueiro Diego Carlos (ex-São Paulo, Estoril), o lateral Lucas Lima (ex-Criciúma, Inter/RS, Botafogo) e o volante Andrei Girotto (ex-Palmeiras e Chapecoense).


Ânimos renovados em Lyon


Pelo lado lionês parecem necessários alguns ajustes após o movimentado 3x3 contra o Bordeaux, na última rodada. Bruno Génésio pode não ter o lesionado Marçal, mas já tem disponível Ferland Mendy para a lateral-esquerda. Na direita, fica a expectativa acerca de um retorno de Rafael Silva, no lugar do ultra-ofensivo Kenny Tete.


O Les Bad Gones defende a ideia de que o desequilíbrio defensivo visto no primeiro tempo diante do Bordeaux se deu pela utilização de Tete, que avança muito mais que Rafael. Sergi Darder não tomaria dois cartões amarelos em 36 minutos, se sobrassem espaços para o adversário.


Entretanto, o festejo maior foi em relação à convocação de Nabil Fekir para a seleção francesa, que jogará duas partidas pelas Eliminatórias Copa 2018 em 31/8 (Holanda) e 03/9 (Luxemburgo). Fekir se vê num ataque com Giroud, Griezmann, M’bappé, Coman e Thauvin.


O “novo Fekir” ou o “mago Fekir”?


Em coletiva, Bruno Génésio rachaçou o rótulo de um “novo Fekir”, ressaltando que este é o “mesmo Fekir”, anterior à grave lesão sofrida em 2015. O treinador frisou as virtudes técnicas e mentais do jogador, além de afirmar que o capitão é um exemplo dentro do vestiário.


Getty
Getty

Fekir em treino da seleção francesa em 2015


Fekir tem três gols em três partidas (uma assistência) pela Ligue 1. Agora vive longe da sombra de Alexandre Lacazette, tendo condições de brigar por uma vaga no time francês que vai ao Mundial 2018. Seus concorrentes diretos são M’bappé e Dembélé.


La balle de Lyou


- Nesta sexta-feira, a UEFA sorteou os grupos da primeira fase da Europa League. O Lyon está no difícil grupo E, junto a Everton, Atalanta e Apollon Limassol. Faremos uma apresentação ampla dos adversários dos lioneses nos próximos posts.


-  Os meio-campistas Krychowiak (PSG), Ndong (Sunderland), Pepe Cheikh (Celta de Vigo) e Imbula (Stoke City) continuam cotados como reforços do Lyon para a temporada.


- Segundo o L’Équipe, o Malaga tem conversa adiantada com o Lyon pelo meia Clément Grenier. A equipe malaguenha pode oferecer até 4 milhões de euros pelo jogador.


- Redes sociais de torcedores do Lyon repercutem a informação de que a Roma pode entrar na corrida por Maxwel Cornet. O jogador é monitorado pelo Borussia Dortmund, que perdeu hoje Ousmane Dembélé para o Barcelona. Os giallorossi poderiam oferecer até 20 milhões de euros pelo atacante marfinês.


Coup d’oeil des bleus


- Confira os convocados de Didier Deschamps para a data FIFA de jogos eliminatórios, que a França jogará contra Holanda e Luxemburgo



- Siga o blogueiro Alexandre Kazuo no Twitter @Immortal_Kazuo