Lyon à espera do primeiro clássico da temporada

O Lyon volta a campo neste sábado, em partida válida pela terceira rodada da Ligue 1. O adversário será o Bordeaux, no Groupama Stadium de Lyon. A partida começa às 12h (horário de Brasília).


O rival histórico do Lyon é o Saint Étienne (10 vezes campeão francês), o famoso derby do Rhône-Alpes. Porém, o embate Olympique Lyonnais e Girondins Bordeaux carrega, sim, a configuração de um clássico.


Getty
Getty

O capitão Fekir, em partida contra o Rennes no último fim de semana


Com a ascensão lionesa nos primeiros anos deste milênio, os confrontos do Lyon com PSG (6 títulos franceses), Olympique Marselha (9 títulos franceses) e Bordeaux (6 títulos franceses) passaram a ter maior rivalidade.


O Bordeaux se vê na sexta colocação da tabela da Ligue 1. A temporada dos girondinos não começou muito bem. A equipe disputou as fases prévias da Europa League, mas acabou eliminado pelo modesto Videoton, da Hungria.


Getty
Getty

O brasileiro Malcom do Bordeaux


A equipe do treinador Jocelyn Gourvennec conta com três brasileiros: o volante Otávio (ex-Atlético PR), o atacante Malcom (ex-Corinthians), que se vê em sua segunda temporada no clube, além do meia/lateral Jonathan Cafu (ex-Ponte Preta e São Paulo), trazido do búlgaro Ludogorets como reforço para esta temporada.


Pelo lado lionês...


O clima em Lyon reflete literalmente a ideia de que “em time que está ganhando, não se mexe”. São duas vitórias em duas partidas, seis gols marcados e 100% de aproveitamento. Não há duvidas de que o treinador Bruno Génésio tinha uma boa ideia de jogo e está colocando-a em prática.


O “sistema nervoso” da equipe já estava em Lyon, em contraparte às novas peças elencadas no time titular (Marcelo, Marçal, Traoré, Mariano). A dupla Tousart e Darder/Ferri, além de Fekir e Memphis, representam a sustentação do meio-campo. O Lyon não sente hoje falta de Valbuena e Tolisso.


Getty
Getty

Tousart adquiriu condição de titular absoluto no meio-campo do Lyon


Por outro lado, a maratona de jogos ainda não teve início. O Lyon dividirá atenções entre Ligue 1, Copa da Liga, Copa da França e Europa League. Uma vez que há dinheiro em caixa, peças de reposição precisam ser adquiridas. 


No que diz respeito à aquisição de um meio-campista, algumas opções foram divulgadas pela imprensa francesa na última semana. O L’Équipe confirmou interesse do clube nos jovens Pape Cheikh Diop e Didier Ndong.


Pape Diop tem 20 anos, é senegalês naturalizado espanhol. O jogador pertence ao Celta de Vigo e seria uma aposta. Já Didier Ndong é gabonês (23 anos), atleta do Sunderland. É um volante de vigor físico, podendo custar até 10 milhões de euros. Ndong é boa opção, pois já atuou no futebol francês pelo Lorient.


Paralelamente a estes o nome de Grzegorz Krychowiak do PSG, está sendo relacionado ao Lyon. O meia polonês não tem sido aproveitado em Paris e chegou a ser entregue ao time B, meses atrás. Krychowiak foi trazido do Sevilla pelo técnico Unai Emery.


O jogador, bicampeão consecutivo da Europa League (14/15, 15/16) na Andaluzia, seria uma opção interessante, mas seu preço pode chegar a 25 milhões de euros.


La balle de Lyou


- Os modestos Grenoble dos Alpes Franceses e Lyon-Duchère da cidade de Lyon (ambos atualmente na Championnat Nacional - terceira divisão francesa) também são considerados rivais do Lyon.


- No último dia 6 de agosto, o Les Bad Gones completou cinco meses aqui no ESPN FC Brasil. O primeiro post foi um pós-rodada a respeito do confronto entre Lyon e Bordeaux pelo returno da Ligue 1 16/17.


- No que diz respeito a possiveis saídas do plantel, o presidente lionês Jean-Michel Aulas afirmou que o meia Jordan Ferri não está disponível no mercado. O Toulouse tem interesse no jogador, assim como no meia ofensivo Clément Grenier.


- Grenier, por sua vez, foi incomodado por torcedores, que questionaram seu obscurecimento via redes sociais. O meia retornou de empréstimo da Roma, onde não obteve respaldo. Tem sido relacionado, mas até agora não entrou em campo. Por ter contrato expirando em junho de 2018, uma saída não seria ruim para o atleta de 26 anos.


Coup d’oeil des rivaux


- A terceira rodada da Ligue 1 já se inicia nesta sexta-feira. O atual campeão Monaco visita o Metz às 15h45, com transmissão da ESPN Brasil. No domingo, o PSG de Neymar, Daniel Alves & cia recebe o Toulouse no Parc des Princes. A ESPN transmite o confronto ao vivo, às 15h55.


- Siga o blogueiro Alexandre Kazuo no Twitter @Immortal_Kazuo