Kenny Tete apresentado e Marcelo contratado; as novidades na semana do Lyon

O Lyon segue buscando novos reforços para a temporada 2017/2018. Na última segunda-feira o lateral holandês Kenny Tete foi apresentado oficialmente. E na quinta-feira o clube lionês chegou a um acordo com zagueiro brasileiro Marcelo (Besiktas, ex-Santos).


Tete


O holandês Tete custou 4 milhões de euros aos cofres lioneses, pagos ao também holandês Ajax. Seu vínculo expirará em 2021. Segundo o presidente Jean-Michel Aulas afirmou na apresentação do atleta, que a equipe de Amsterdã terá direito a 10% do valor total de uma futura transferência do lateral.



Com apenas 21 anos Kenny Tete é o segundo atleta vice campeão da Europa League 16/17 pelo Ajax a se juntar ao Lyon, lembrando que Bertrand Traoré estava emprestado pelo inglês Chelsea, ao time holandês. O lateral foi alçado ao time principal do Ajax em 2014. Na última temporada disputou 23 partidas (3 gols) e contabiliza 6 jogos pela seleção da Holanda.


A direção lionesa havia ressaltado que buscava um lateral-direito para disputar posição com Christophe Jallet e Rafael Silva. O status de Jallet em especial faz alertar sua idade avançada (33 anos).


O veterano já mencionava possibilidade de se aposentar no Lyon, mas a imprensa francesa reverbera a alguns dias que Jallet pode obter uma última transferência da carreira.


Reforço para a zaga = mais uma novela


Conforme afirmamos aqui no Les Bad Gones desde o fim da temporada 16/17, o Lyon procura por um zagueiro de área em nível world class, tendo monitorado e conversado com diversas opções. Até agora a ênfase se deu para com Eliaquim Mangala, Jason Denayer e o brasileiro Marcelo.


Mangala ficou distante devido ao alto valor e contrato longo com o Manchester City. O mesmo City vetou o empréstimo do belga Denayer, que por sua vez afirmou publicamente via Voetbal Magazine da Bélgica, ter realizado boa conversação com a direção do Lyon.


Denayer confirmou que queria ser emprestado ao Lyon, ao passo que os citzens decidiram cedê-lo temporariamente ao modesto espanhol Girona, que acabou de obter acesso para a primeira divisão espanhola. O zagueiro deu a entender que preferia disputar a Europa League, jogando por time de maior expressão.


Getty
Getty

Marcelo atuando pelo Besiktas na última edição da Europa League


O escolhido, então, foi Marcelo, comprado por 7 milhões de euros. O brasileiro subiu para o time profissional do Santos em 2007, tendo sido negociado com Wisla Cracóvia da Polônia em 2008. Depois passou por PSV Eindhoven, Hannover até chegar o Besiktas. Foi campeão polonês 08/09, campeão da Copa da Holanda e Supercopa da Holanda em 2012 e bi-campeão da Süper Lig turca 15/16, 16/17.


La balle de Lyon


- Com a iminente saída de Gérard Houllier da direção esportiva lionesa no próximo mês de agosto, o presidente Aulas procura a algum tempo um substituto. Juninho Pernambucano é candidato ao cargo, mas segundo o L’Équipe uma nova mudança para a França, além dos compromissos atuais do ex-meia como comentarista televisivo, seriam entraves. Outras opções são Olivier Letang, ex-diretor esportivo do PSG, e Patrick Müller, ex-volante/zagueiro do Lyon.


- Tendo completado 30 anos de administração do Lyon em junho, Jean-Michel Aulas já menciona um desfecho junto ao clube em seu próprio horizonte. Aulas afirma que vencer um torneio europeu no novo estádio é objetivo, valendo lembrar que a final da Europa League 2017/2018 será no Parc Olympique Lyonnais. Mais além o estádio abrigará a final da Copa do Mundo feminina, em 2019. Aulas da a entender que ainda se vê em 4 ou 5 temporadas no comando do clube. Segundo maior acionista do Lyon, Thomas Riboud-Seydoux seria o substituto potencial, em caso de aposentadoria de Aulas.


- Falando no Parc OL, o naming rights do estádio foi adquirido pela seguradora Groupama. O valor é de 5,5 milhões de euros por temporada num contrato que estabelece valor bônus que pode ampliar a arrecadação em 2 milhões a mais, por temporada. Na última quarta-feira o Lyon oficializou a nova nomenclatura do estádio, que se chamará Groupama Stadium.


- Siga o blogueiro Alexandre Kazuo no Twitter @Immortal_Kazuo