Traoré é do Lyon – e não para por aí

O atacante Bertrand Traoré finalmente teve sua contratação oficializada pelo clube lionês. O jogador de Burkina Faso foi adquirido junto ao Chelsea por 10 milhões de euros iniciais, num montante que pode render mais 15% do valor total em cláusulas bônus.




O atleta burquino de 21 anos assinou vínculo de cinco temporadas e já foi apresentado pelo Lyon na última segunda-feira. O evento contou com as presenças do presidente Jean-Michel Aulas e do treinador Bruno Génésio. O técnico lionês enalteceu a polivalência de Traoré, enfatizando que o atleta pode atuar pelos lados do campo e auxiliar na recomposição, por dentro.


Elenco e comissão técnica do Lyon retornaram aos trabalhos nesta terça-feira. Traoré, porém, continua em período de férias, devendo apresentar-se em definitivo ao clube lionês após o dia 10 de julho.


Quem é Traoré?


O L’Équipe destacou a biografia de Traoré, realmente um jogador prodígio de Burkina Faso. O atacante vem de uma família de futebolistas. O pai Isaí jogou pela seleção burquina, e sua mãe e tia também eram jogadoras de futebol. Seu irmão mais velho, o atacante Alain Traoré, atuou no futebol francês (Auxerre, Lorient, Monaco) e acabou de se transferir do futebol turco para o Al-Markhiya, do Catar.


Na seleção de Burkina Faso, Traoré fez sua estreia antes de completar 16 anos de idade, em 2011. O jogador contabiliza 39 partidas (5 gols) e três edições da Copa das Nações Africanas no currículo - 2012, 2015 e 2017. Na última edição, Burkina Faso terminou em terceiro lugar. Pelas categorias juvenis Traoré foi campeão da categoria sub-17 da Copa das Nações Africanas.


Getty
Getty

Traoré (de verde) em duelo entre Burkina Faso e Guiné Equatorial, pela Copa das Nações Africanas de 2015


O atacante iniciou sua carreira no futebol francês, tendo sido revelado pelo Auxerre. Foi adquirido pelo Chelsea em 2013, após José Mourinho tê-lo visto em campo durante excursão do time londrino pela Ásia. Na época, Traoré tinha apenas 17 anos.


Embora não tenha obtido uma ascensão no time principal do Chelsea, Traoré foi acolhido pelos marfinenses e ídolos blues Didier Drogba e Salomon Kalou, também africanos e que serviram de tutores para o atacante. Em comum com Traoré, Drogba tinha o início de carreira no futebol francês; com Kalou, Traoré dividia as experiências no futebol holandês.


Na Holanda, Traoré atuou pelo Vitesse e pelo Ajax, equipe para a qual o Chelsea o emprestou na temporada 16/17, em período de destaque e dois vice-campeonatos (Eredivisie e Europa League). Para ler mais sobre o jogador, clique aqui.


Veja gols e lances de Traoré por Vitesse, Ajax e Chelsea



Mais reforços?


Durante a apresentação de Traoré, o presidente Aulas disse que as aquisições de Ferland Mendy (lateral/Le Havre) e Mariano Díaz (atacante/Real Madrid) estão muito próximas de serem concretizadas. O clube ainda busca um zagueiro de alto nível e um lateral-direito.


Para a zaga, a imprensa francesa menciona os nomes de Mangala e Denayer (ambos Manchester City), além do brasileiro Marcelo (Besiktas). No que diz respeito aos defensores do City, Mangala tem valor elevado (não sai por menos de 20 milhões de euros), ao passo que Denayer tem grande chance de chegar por empréstimo.


No que diz respeito a saídas, o lateral polonês Marciej Rybus está muito próximo de deixar o Lyon. Nesta terça-feira, o L’Équipe ressaltou que o volante Maxime Gonalons deve aceitar proposta da Roma. É cortejado também por Milan, Lazio e Newcastle.


 La balle de Lyou


- A abertura oficial da janela de transferências de verão se dará neste dia 1º de julho (sábado). O Lyon tem dinheiro em caixa e se revela uma das agremiações que mais está se movimentando no mercado.


- O presidente Aulas declarou de forma enfática nas últimas semanas os objetivos de “voltar ao top 10 da Europa”, “vencer uma Champions League em quatro anos” e “fazer frente a Monaco e PSG”.


- O Lyon contratou bons jogadores e está buscando atletas cabíveis para as necessidades do plantel. Porém, a equipe perdeu Valbuena, Tolisso e está prestes a deixar Gonalons partir. O clube precisa adquirir meio-campistas à altura dos que já partiram. 


- O Lyon deve disputar amistosos durante o mês de julho. A equipe tem programada um jogo contra o Bourg-en-Bresse Péronnas 01 (Ligue 2) no dia 8, além de dois amistosos ainda a serem confirmados contra Celtic (15) e Sporting Lisboa (18). No dia 19 de julho, o time deve iniciar excursão pela Ásia.


- Siga o blogueiro Alexandre Kazuo no Twitter @Immortal_Kazuo