Lyon: Traoré 'só falta assinar', Mangala na mira

Em meio a uma semana movimentada, a imprensa francesa deu como certa a chegada do atacante Bertrand Traoré ao Lyon. A notícia se propagou paralelamente à cerimônia homenageando o time feminino do Lyon campeão europeu e à visita do zagueiro Eliaquim Mangala à sede do clube lionês.


Traoré: só falta assinar


O L’Équipe afirma que está tudo certo entre Lyon e Chelsea e a transferência de Traoré está muito próxima de ser anunciada. O negócio deve permanecer no valor dos 19 milhões de euros, contando com o desejo do jogador em ir para Lyon.


Getty
Getty

Traoré que está muito próximo do Lyon


O vínculo que o atleta de 21 anos deve assinar prevê duração de cinco temporadas. O que inviabiliza o anúncio oficial é o fato de Traoré estar em férias no continente africano. 


Interesse em Eliaquim Mangala?


Na última quarta-feira o presidente Jean-Michel Aulas esteve na cerimônia em homenagem ao time feminino do Lyon, vencedor da Women’s Champions League 16/17. A equipe foi recebida pelo presidente francês Emmanuel Macron, no Palácio do Eliseu na capital Paris.


A imprensa francesa abordou Aulas sobre negociações envolvendo jogadores de defesa do plantel lionês. Aulas ressaltou que a agremiação deve se desfazer dos zagueiros Nicolas Nkoulou e Mapou Yanga-Mbiwa, conforme já mencionamos anteriormente.


Aulas também foi perguntado sobre Eliaquim Mangala, que visitou a sede do Lyon na última terça-feira. O defensor pertence ao Manchester City, mas não deve ser aproveitado por Pep Guardiola. Na temporada 16/17, Mangala atuou no Valencia por empréstimo. 


Getty
Getty

Mangala enfrentando Neymar em Valencia x Barcelona pela última liga espanhola


O presidente lionês afirmou que iniciou conversas com Mangala, sem prazo para acabar. O defensor estaria ouvido também propostas de clubes italianos, buscando algo que possibilite seu retorno à seleção da França.


Com 26 anos, Mangala fez parte do grupo francês no Mundial 2014 e EURO 2016, sem no entanto ter sido titular. Outrora valorizado no futebol inglês, Mangala tem seus próximos passos milimetricamente analisados por seu representante, o português Jorge Mendes, empresário de Cristiano Ronaldo, dentre outros nomes world class.


Mangala ostenta um contrato longo com Manchester City, firmado antes da chegada de Guardiola. O atleta tinha a preferência do treinador chileno Manuel Pellegrini, que deixou o City ao fim da temporada 15/16. O vínculo do zagueiro com a agremiação azul de Manchester expira apenas em 2019. Seu valor de mercado está estabelecido em 15 milhões de euros.


Gestifute em domínios franceses


Proprietário da Gestifute, Jorge Mendes é um empresário prestigiado no futebol europeu atual. Tem demonstrado êxito ao expandir negociações pelo futebol francês e, dentre seus jogadores relevantes atuando na Ligue 1, temos Angel Di María (PSG) e Falcao García (Monaco).


A ida de Mangala para o combalido Valencia não foi por acaso, uma vez que Mendes é sócio de Peter Lim, magnata de Singapura e atual proprietário da agremiação espanhola. Lim adquiriu o Valencia por volta de 2014, desenvolvendo uma administração controversa nas últimas temporadas.


Não raro atletas agenciados pela Gestifute vão parar no elenco do clube espanhol. A relação entre Lim/Mendes não para por aí, englobando ainda o fato do magnata de Singapura ter comprado os direitos de imagem de Cristiano Ronaldo, em negócio concretizado em 2015.


La balle de Lyou


- A saída do volante Maxime Gonalons de Lyon parece inevitável. A imprensa italiana menciona contrato de três anos a ser oferecido pela Lazio, que disputará a Europa League. Na Inglaterra, Gonalons seria um pedido do treinador espanhol Rafa Benítez para o Newcastle, que retornou à elite da Premier League. Os geordies estariam dispostos a oferecer 4,5 milhões de euros pelo volante.


- O perfil do meia atacante Rachid Ghezzal foi retirado do site oficial do Lyon. Ghezzal vem sendo cortejado por clubes turcos e italianos.


- O Lyon expressou interesse no atacante Mariano Díaz, de 23 anos, oriundo da base do Real Madrid. Natural da República Dominicana, Mariano Díaz poderia custar até 15 milhões de euros aos cofres lioneses. O jogador disputou 14 partidas, computando 5 gols e 2 assistências na última temporada. Foi inscrito na última edição da Champions League, vencida pelo Real Madrid.


- Siga o blogueiro Alexandre Kazuo no Twitter @Immortal_Kazuo