Lyon: quem vai ficar com Lacazette?

Nesta sexta-feira, a seleção francesa realizou amistoso contra o Paraguai, batendo a seleção sul-americana por 5x0, em Rennes. Dentre os três atletas do Lyon convocados por Didier Deschamps, o atacante Alexandre Lacazette entrou no decorrer da segunda etapa, concedendo passe para o gol de Moussa Sissoko.


Fora do contexto da seleção bleu, o nome de Lacazette foi veiculado pela imprensa futebolística mundial durante toda a semana, uma vez que a Corte Arbitral do Esporte indeferiu recurso movido pelo Atlético Madrid. O clube colchonero dependia da decisão para contratar atletas neste verão europeu, detendo acordo verbal com Lacazette.


Twitter oficial de Alexandre Lacazette
Twitter oficial de Alexandre Lacazette

Lacazette e Griezmann comemoram o quinto gol francês contra o Paraguai


A FIFA proibiu o clube de contratar jogadores para o time principal pelo período de um ano, devido a contratações irregulares de menores de idade estrangeiros. O time espanhol tentou anular a punição, mas sem sucesso. O acordo verbal entre time madrilenho e Lacazette apenas se efetivaria caso os rojiblancos conseguissem a anulação.


Sem o Atlético no páreo, o nome de Lacazette voltou a ser relacionado a Arsenal e Borussia Dortmund, equipes que tinham interesse em seu futebol. Entretanto o Manchester United, que pretendia oferecer alta cifra por Antoine Griezmann, passou a ser mencionado como mais um clube na disputa. 


Pertencente ao Atlético, Griezmann por sua vez afirmou que não deixará Madrid, até porque o clube não poderá contratar para repor possíveis saídas.


Enquanto isso em Rennes...


Longe do foco das negociações de mercado que podem definir seu próprio destino, Lacazette não surgiu entre os titulares da França diante dos paraguaios. Deschamps dispôs os bleus tendo Payet, Dembélé, Griezmann e Giroud, formando seu quarteto ofensivo. O time variou as formações 4-2-3-1, 4-3-1-2 e 4-3-3.


Dembélé ofereceu alternativa pelo lado direito do ataque, participando da jogada do primeiro gol de Olivier Giroud, que conseguiu um hat trick. Com menos de 15 minutos a França vencia por 2x0, mostrando um ataque agudo, vertical e extremamente funcional.


Lacazette surgiu no decorrer da segunda etapa com o placar já em 3x0. Deschamps deu a entender que o quer atuando centralizado, como referência na área adversária. Lacazette também oferece movimentação pela direita, sendo mais técnico que Dembélé, por sua vez mais veloz e mais físico.


O atacante, que ainda pertence ao Lyon, deu assistência para o gol de Sissoko, além de ter participado do lance que resultou no gol de Griezmann, que deu números finais ao placar. A exceção da dupla Giroud/Griezmann titular absoluta, Lacazette parece a opção diferenciada, além da mais experiente dentre as que estão à disposição do treinador nesta convocação.


Por outro lado, os próximos compromissos - contra a Suécia (Eliminatórias europeias em 09/6) e Inglaterra (amistoso em 13/6) - revelarão adversários que se valem de defesas pesadas e fisicamente vigorosas. Lacazette provavelmente não será titular, configurando opção para situação que demandar necessidade de posse de bola.


Para ver os gols da França sobre o Paraguai, clique aqui!


La balle de Lyou


- A imprensa francesa ressaltou a forma como Lacazette vinha se expressando no decorrer da semana. Suas menções a respeito de deixar Lyon eram descritas enquanto “menos enfáticas”.


- Em viagem às ilhas britânicas para a decisão da Women’s Champions League na última quinta-feira no País de Gales, o presidente Jean-Michel Aulas esteve em Londres. A proposta de 20 milhões de euros por Bertrand Traoré parece ter sido feita ao Chelsea. O L’Équipe ressaltou que Aulas consultou o status do zagueiro Kurt Zouma (também sondado pelo Olympique Marselha) e que os blues londrinos demonstraram interesse no lionês Corentin Tolisso.


- Em meio à decisão da WCL, Aulas afirmou a imprensa que o intento era negociar Lacazette em definitivo, sem cogitar nenhum vínculo por empréstimo. O presidente mostrou-se otimista quanto a possibilidade do atacante seguir em Lyon.


- O L’Équipe ainda ressaltou uma declaração de Lacazette na concentração da seleção na véspera do amistoso desta sexta-feira. O atacante afirmou que recusou uma oferta do PSG no último verão europeu.


- Na Inglaterra, o Manchester United declarou “negociável” o atacante francês Anthony Martial. Confirmada a informação, a imprensa francesa não tardou a relacionar o nome do jogador ao Lyon.


- Siga o blogueiro Alexandre Kazuo no Twitter @Immortal_Kazuo