Sem confusão, com emoção: Lyon classificado para a semi da Liga Europa

Nesta quinta-feira, o Lyon bateu o turco Besiktas nos pênaltis, em mais uma partida acirrada, desta vez apenas dentro de campo. O confronto de volta válido pelas quartas de final da Europa League terminou em 2x1 para o Besiktas em 120 minutos, placar similar ao da partida de ida realizada na França, algo que determinou a prorrogação.


Getty
Getty

Lacazette (de vermelho) marcado por defensores do Besiktas


A vitória nas penalidades deu uma das quatro vagas das semifinais da EL para o Lyon. Durante os 90 minutos iniciais, brilhou o brasileiro Anderson Talisca, que anotou os dois gols do Beskitas. Os turcos saíram na frente aos 27 minutos, sendo que Lacazette empatou para o Lyon sete minutos depois, com um belo gol de cobertura.


Na segunda etapa Talisca colocou o Beskitas em vantagem novamente, aos 58 minutos. As duas equipes tomaram posturas cautelosas. Bruno Génésio adiantou Tolisso, abdicando de Fekir, que entrou apenas na segunda etapa. O desenho tático foi praticamente um 4-2-3-1, com Tolisso centralizado entre os 3 meias.


Sem afobações


A equipe lionesa precisava de um gol nos primeiros 45 minutos e obteve. Daí em diante, buscar o jogo em contra-golpes era o melhor caminho. O aspecto mental de manter a serenidade perante condições adversas talvez seja a grande característica do Lyon de Génésio.


Pelo lado turco, Senol Günes lançou expediente do trio Quaresma/Talisca/Babel, porém priorizando a capacidade de conter a posse de bola. A alternância na linha defensiva com 4 ou 3 defensores viu-se ativa novamente, quando o brasileiro Adriano avançava pela esquerda. De um cruzamento do ex-Barcelona surgiu o segundo gol, no qual Talisca finalizou de cabeça.


Na disputa de pênaltis brilhou a estrela do goleiro luso-francês Anthony Lopes do Lyon, que defendeu as cobranças de Tosic e Mitrovic. A Europa League tem sido boa alternativa para os que estão cansados da mesmice da Champions League, ultimamente cerceada por polêmicas de arbitragem em torno dos seus grandes times.


Mas, em meio ao bom espetáculo, o mais importante foi o fato do Lyon entrar em campo e jogar futebol, sem nenhum tipo de incidente extra-campo ao redor.


La balle de Lyou


- O Lyon se vê junto a Ajax (Holanda), Manchester United (Inglaterra) e Celta de Vigo (Espanha) à espera do sorteio dos confrontos das semifinais da Europa League. O evento acontece já nesta sexta-feira, às 8h (horário de Brasília).


- A equipe lionesa volta a campo no domingo pela rodada 34 da Ligue 1. O adversário é o Monaco, líder e semifinalista da Champions League. A partida acontece às 16h (horário de Brasília) no Parc Olympique Lyonnais.


- Siga o blogueiro Alexandre Kazuo no Twitter @Immortal_Kazuo


Veja os gols de Besiktas 2x1 Lyon e a disputa de pênaltis