Multa da UEFA e tensão: Lyon à espera do Besiktas

Após dias tensos na última semana, o Lyon se prepara para enfrentar o turco Besiktas na partida de volta das quartas de final da Europa League. O confronto ocorrerá nesta quinta-feira, às 16h, com transmissão da ESPN Brasil.


A equipe lionesa tem a vantagem do empate sem gols, mas a vitória por 2x1 no Parc Olympique Lyonnais não representa um resultado seguro, devido à regra do gol qualificado. O Besiktas pode se classificar com uma vitória por 1x0.


Getty
Getty

Bruno Génésio em coletiva nesta quarta-feira na capital turca Istambul


O técnico Bruno Génésio relacionou quase todos os titulares frequentes para a viagem a Istambul (Turquia). O único desfalque é o zagueiro argentino Emanuel Mammana, recuperando-se de lesão em território francês, além do inelegível Memphis Depay, já inscrito no torneio pelo Manchester United.


Fora isso Lacazette, Valbuena, Fekir, Jallet e Tolisso foram poupados até do banco de reservas na tensa rodada do fim de semana da Ligue 1. Por mais que as imagens do domingo em jogo contra o Bastia na ilha de Córsega tenham sugerido muita violência, a integridade física dos lioneses não foi afetada de forma que inviabilizasse suas participações, em jogos oficiais.


Em solo turco...


No que diz respeito ao Besiktas, a equipe não entrou em campo no último fim de semana, uma vez que não houve rodada da Süper Lig turca. No último domingo 16/4, ocorreu na Turquia um plebiscito constitucional, em que os cidadãos participaram do pleito visando limitação de poderes ao atual presidente turco Recep Erdogan.


A ocasião ocorreu sob condição de feriado nacional. Há alguma tensão política no país e o esquema de segurança destacado para o confronto em Istambul com certeza terá trabalho. Isso levando-se em consideração a rispidez deflagrada entre torcedores turcos e lioneses na última tensa quinta-feira.


Getty
Getty

Ryan Babel (a direita) comemorando o gol do Besiktas contra o Lyon, na última quinta-feira


No aspecto geral, o elenco do Besiktas estará física e mentalmente descansado. A tendência é que Senol Günes opte por escalação ofensiva, possivelmente propondo desenho tático em 4-3-3. A expectativa fica pela utilização do meia-atacante português Ricardo Quaresma, não relacionado na partida de ida.


Com Quaresma, a equipe de Günes ganha uma terceira variação tática, podendo alternar o 4-3-3, 4-2-3-1 ou mesmo 3-4-3, com o lateral brasileiro Adriano avançando e desprendendo-se da linha de quatro defensores, pelo flanco esquerdo. O jogo pelos lados, com Adriano e Ryan Babel na direita, é uma arma preponderante do Besiktas. Quaresma pode atuar centralizado ou dentro da área adversária.


A defesa do Lyon precisa ficar atenta, uma vez que Bruno Génésio utiliza-se da linha defensiva adiantada. Porém, a formação ideal de Génésio tem por habito contar com Jérémy Morel na lateral-esquerda, praticamente fixo como terceiro zagueiro. A chance de ocorrer um jogo franco e ofensivo é enorme, dadas as características do Lyon.


Por isso mesmo, o gol qualificado obtido pelo Besiktas em Lyon não pode ser subestimado. Obter um gol no campo do adversário será o objetivo da equipe lionesa durante os primeiros 45 minutos de partida.


Na coletiva pré-jogo desta quarta-feira, Génésio ressaltou a união do grupo em meio a todos os problemas aos quais seu elenco foi submetido nos últimos dias. O capitão Maxime Gonalons louvou o fato de ninguém ter se ferido gravemente no último domingo, na ilha de Córsega.


La balle de Lyou


- Pouco antes dos jogos da Champions League desta quarta-feira, a UEFA anunciou que Lyon e Besiktas serão multados em 100 mil euros, em virtude dos problemas vistos no Parc OL, na última quinta-feira. A falha da parte lionesa diz respeito à insuficiência na organização para receber a referida partida.


- Há ainda uma condicional imposta pela UEFA, determinando que, caso hajam novas situações similares pelos próximos dois anos, Lyon e Besiktas serão excluídos de torneios europeus por duas temporadas.


- O presidente lionês Jean-Michel Aulas expressou que a punição é cabível e que o clube acatará as decisões da UEFA. Aulas ainda afirmou que a carga de ingressos a serem oferecidos para torcedores visitantes no Parc OL pode ser diminuída.


- Em relação às consequências do ocorrido no citado Bastia x Lyon, a agremiação corsa confirmou que os seus torcedores envolvidos nas confusões do domingo estão banidos do estádio Armand Cesari. O clube afirmou oficialmente que prestará queixa contra os agressores, garantindo punições em âmbito interno e civil. A direção corsa também se prontificou a ampliar o esquema de segurança em seu próprio estádio.


- Os gestores do Bastia são aguardados em Paris nesta quinta-feira, onde a comissão disciplinar da LFP (Ligue de Football Professionnel) definirá quais sanções serão cabíveis. Segundo o L’Équipe é provável que as duas últimas partidas do Bastia na ilha pela Ligue 1, sejam realizadas em campo neutro. Os adversários são Rennes e Lorient. A agremiação corsa, última colocada na tabela, pode perder pontos, algo que se ocorrer, praticamente a rebaixará para a Ligue 2.


- Siga o blogueiro Alexandre Kazuo no Facebook e no Twitter @Immortal_Kazuo


ATENÇÃO: quer ganhar uma camisa oficial do Lyon?


A Projeto Atleta, empresa que presta assessoria de imprensa para desportistas de diversas modalidades, está sorteando uma camisa oficial do Lyon, temporada 2011/2012 (Adidas, tamanho G), importada da França. A promoção é válida apenas para o Instagram da Projeto Atleta @projeto.atleta


Projeto Atleta
Projeto Atleta

Acesse o Instagram da Projeto Atleta e concorra!


Para participar 1) siga a pagina da Projeto Atleta no Instagram, 2) curta a foto da promoção, 3) marque mais 2 pessoas (podem ser marcadas mais pessoas, mas o participante tem o nome computado apenas 1 vez). O resultado será divulgado no dia 20/4, data da partida de volta entre Lyon x Besiktas pela Europa League.