Lyon: Anthony Lopes na cova dos leões!

"Far from paradise
Where the winds of war
Are blowing freely
In my tired eyes
Run the bloody hosts
Of Ares' slaughter
Face to face ‒ with fear and death and hate
Burning Wraiths ‒ draw your last breath
For I conquer"


(Virgin Steele - "Burning of Rome: Cry For Pompeii"


Outra partida épica. O Lyon foi ontem ao Estádio Olímpico romano buscar a classificação para as quartas de final da Europa League. Obteve êxito, ainda que a sequência de 7 partidas sem derrota (somados jogos de EL/Ligue 1) tenha sido quebrada.


Os lioneses foram derrotados por 2x1, sendo que a Roma necessitava de um 2x0 para se classificar, devido ao 4x2 sofrido no jogo de ida. No aspecto cabalístico, o gol de Diakhaby que abriu o placar aos 15 min, aconteceu de forma absurdamente similar ao primeiro gol lionês na partida de ida. Cobrança de falta de Valbuena na ponta direita e cabeçada certeira do zagueiro.


A Roma iniciou pressionando, buscou empate três minutos depois do gol lionês, “achou” o gol contra de Tousart e exigiu defesas dificílimas do goleiro francês naturalizado lusitano, Anthony Lopes. Devido à proposta de jogo ofensivo de Bruno Génésio, o goleiro Lopes sofreu, porém correspondeu à exigência.


Getty
Getty

Lopes (à esquerda) em lance protagonizado por Salah (ao centro)


A exemplo da partida de ida, o veloz giallorossi Mohamed Salah seguiu criando dificuldade para a linha defensiva adiantada do Lyon. Lopes não se intimidou, inclusive tendo driblado com astúcia o respeitado artilheiro adversário Edin Dzeko, ainda na primeira etapa.


Com 7 defesas executadas, Lopes foi o gladiador lionês na arena dos romanos, com uma cidade eterna incendiada pela torcida giallorossi ao redor do Estádio Olímpico. Lopes foi o escudo dourado onde se viu entalhado o símbolo do Olympique Lyonnais. Escudo que impediu que 7 das 9 finalizações em gol romanistas, se convertessem em mais tentos. Um grande time começa com um grande goleiro.


Ademais o Lyon não se omitiu tal qual Génésio afirmou na véspera, defendendo-se para recuperar a bola e buscar jogo nos contra-ataques possíveis. Porém, Valbuena, Tolisso e Fekir abusaram do direito de finalizar para fora, bolas que poderiam garantir uma classificação mais tranquila.


Entretanto, num dado momento aconteceria algum relaxamento do ataque responsável por 16 gols nas últimas quatro partidas da EL. É preciso recuperar a concentração, pois jogos decisivos não permitem falhas.


La balle de Lyou


- O sorteio dos confrontos para as quartas de final da Europa League, já aconteceu na manhã (horário de Brasília) desta sexta-feira. O Lyon enfrentará o turco Besiktas. As partidas de ida das quartas de final acontecerão no próximo dia 13/4. Esmiuçaremos o Besiktas nas próximas atualizações.


- Corentin Tolisso (22 anos, 24 partidas disputadas pelo Lyon na temporada) é o único representante lionês dentre os convocados da França de Didier Deschamps para a data FIFA. Trata-se da primeira convocação do meio-campista para a seleção principal. A lista foi divulgada na tarde de quinta-feira, sem incluir Lacazette e Valbuena, cogitados para representar os bleus.


- Inelegível para a Europa League, o meia-atacante Memphis Depay servirá a seleção da Holanda também na data FIFA, que terá jogos válidos pelas Eliminatórias europeias para o Mundial 2018.


- Parabenizamos o treinador português Leonardo Jardim, plantel e torcida do Monaco, agremiação vice-campeã europeia na temporada 2003/2004, pela classificação para as quartas de final da presente edição da Champions League. O clube que representa o futebol francês superou o time do gênio Pep Guardiola, o que não é pouco.


- O Lyon volta a campo neste domingo 19/3, visitando o PSG em clássico válido pela rodada 30 da Ligue 1. A ESPN transmitirá o confronto às 17h (horário de Brasília).


Confira todos os convocados de Deschamps para a seleção francesa:



Equipe de France : la liste pour Luxembourg... por ffftv