Lyon: empate com o Bordeaux, de olho na Europa League

A rodada 28 da Ligue 1 francesa teve sua abertura na última sexta-feira, com o Lyon visitando o Bordeaux. A partida terminou empatada em 1x1, sendo que os lioneses estiveram atrás no placar desde os 16 minutos, quando Vada abriu o placar para os girondinos.


Coube ao zagueiro argentino Emanuel Mammana empatar aos 79 minutos. A situação do OL na tabela da Ligue 1 não se alterou, com o time ainda na quarta colocação, com 47 pontos, quatro à frente do próprio Bordeaux.


O panorama mantido até a última rodada da liga francesa nos dá uma vaga na fase de grupos da próxima Europa League.


Enquanto isso, na atual edição da Europa League...


Não se pode negar que o Lyon entrou em campo pela Ligue 1 com a cabeça na partida de ida das oitavas de final da Europa League diante da Roma, que acontecerá na próxima quinta-feira.


No aspecto logístico o treinador Bruno Génésio tem seis dias de repouso para o elenco, sem necessidade de viagem, uma vez que a partida acontecerá no Parc Olympique Lyonnais. Contra o Bordeux, pela primeira vez na temporada Génésio teve exatamente todos os atletas do elenco à disposição.


Getty
Getty

Memphis Depay (à direita): exclusivo para a Ligue 1


A situação permitu dar descanso aos defensores Yanga-Mbiwa (maior número de minutos acumulados) e Jallet (idade avançada, 33 anos), necessários contra a Roma. O revezamento foi minimamente bem sucedido, uma vez que Mammana, de apenas 21 anos, ainda arrumou o gol de empate. Vale lembrar também que Memphis Depay é jogador exclusivo para a Ligue 1, pois já atuou na EL pelo Manchester United.


Num paralelo logístico a Roma foi derrotada pelo Napoli (2x1) no último sábado pela Série A, tendo um dia de repouso a menos, além de uma briga um pouco mais dura na liga italiana, disputando a vice-liderança.


Alguns detalhes parecem estar mostrando sinais de sorte para o Lyon.


La balle de Lyou


- No fim de fevereiro Jean-Michel Aulas, presidente do Lyon, afirmou que o clube negocia o naming rights do estádio Parc OL. O planejamento financeiro do Lyon agora está condicionado ao novo estádio, que também pode ser explorado com eventos de entretenimento.


- Segundo Aulas, as obrigações pertinentes à EURO 2016, que aconteceu na França, atrasaram os acertos referentes ao Parc OL. Aulas ressaltou que o Lyon recebeu aporte financeiro de 780 milhões de euros, oferecidos pelo grupo chinês IDG. Enfatizou ainda que o clube negocia com empresas da França e China, interessadas em ter suas marcas nomeando o estádio. Uma decisão deve sair em 30 de julho.


- Sobre a Liga Europa, o presidente afirmou que a equipe está comprometida com o torneio. Mais além, o presidente mostrou senso de fair play, expressando apoio ao Monaco, na Champions League. Aulas ressaltou que o importante é a França superar o índice detido pelo futebol da Itália e ter mais vagas para as competições europeias.


- Raymond Kopa, descanse em paz - 13/10/1931 – 3/3/2017


Veja o gol de Mammana contra o Bordeaux: