Liverpool: onde estão os brios de Jurgen Klopp?

A ideia que temos dos alemães é que são rígidos. Secos. Bravos, até. Jurgen Klopp não é assim. Ao menos em 95% do tempo dele. Sempre risonho. Brincalhão. Bonachão, até. Apaixonado e louco pelo que faz.


Eis que o alemão chegou há 2 anos à frente de um dos maiores Clubes do Planeta Bola. Tem seus méritos e seus erros. E, como contador que sou, preciso fazer um balanço.


Vamos começar: Klopp chegou a uma final de Liga Europa, em que, num apagão, perdeu o título para o Sevilla em 45 minutos. No primeiro tempo, amassamos o time espanhol. No segundo, sucumbimos de forma assustadora. Klopp disputou uma final de Copa da Liga Inglesa. Perdeu nos pênaltis pro rival (e freguês eterno) City. Perdeu na semifinal pro Southampton na segunda tentativa, no início desse ano, quando não ganhávamos de ninguém. E já está fora do torneio em sua terceira vez. Na Premier conseguiu a sonhada vaga na Champions, desbancando Arsenal e United, em sua primeira temporada completa. Os resultados são medianos. Talvez bons, depende do ponto de vista.


Dentro de campo, o dedo do alemão pancada está lá. Time intenso. 110% do tempo. Muita correria. Muito físico. Muita transição. Ataca como um rolo compressor. Tem problemas defensivos desde o princípio de sua caminhada em Melwood. Em parte por falta de material humano (não temos zagueiros World Class há muito tempo em nosso elenco), em parte pelo esquema meio suicida do ex-técnico do Borussia, de jogar pra frente o tempo todo. Ele também tem sua parcela de responsabilidade na falta de zagueiros top. Podia ter comprado alguém. Se bem que nunca saberemos se ele realmente tinha dinheiro para isso...


Getty Images
Getty Images

Klopp e seus pensamentos: "Como diabos vou ganhar de alguém com o Lovren na defesa?"


O fato é que virou moda bater em Klopp. O último a fazer isso foi Alan Shearer, eterno camisa 9 do Newcastle. Cobrou mais do treinador. Disse que o time poderia (e deveria) estar melhor a essa altura sob a batuta dele. Graeme Souness e Caragher, lendas do time vermelho, além de parte da impresa e torcida, também já alfinetaram o alemão nas últimas semanas. 


Eu não deixava, Klopp! Onde estão seus brios, homem? Por que não ganha do United e cala a boca dos críticos, além de se dar um presentão de aniversário de 2 anos? Por que não dá a volta por cima na Champions também e pede para Shearer bater palmas para você? Esqueça por um momento seu jeito alegre e divertido. Tá na hora do revide.

#YNWA #HappyBirthday #Victory #QuemÉShearer?