Liverpool: a maldição da camisa 9 e um Firmino duplo-duplo

Desde Fernando Torres, o Liverpool não acerta um camisa 9 que preste. O espanhol fez história com a camisa vermelha, e só não é mais ídolo porque falou bobagens ao se transferir para o rival Chelsea. Depois de “El Niño”, só derrota.


Andy Carrol, Iago Aspas, Rickie Lambert, Christian Benteke. Um pior que o outro. Com o plus de que Carrol foi nosso recorde de transferências – talvez até Salah, temos um impasse aqui – e Bentenke também não veio por dinheiro de pinga e parece que nasceu para fazer gols em nós (por isso não vingou, será?)


E agora, com a chegada de Salah, o egípcio pediu e foi gentilmente atendido. Firmino deixou a 11 pro homem e vai jogar com a celébre camisa 9 vermelha. A de Ian Rush. Que responsa, hein, safadão?


Será que Bobby está apto a envergar esse manto? A quebrar essa maldição?Desde que chegou, Firmino jogou 90 partidas, fez 23 gols e deu 22 assistências. Ou seja, numa conta boboca, a cada 2 jogos, FirMITO participa de um gol vermelho. Marcando ou dando de bandeja para alguém. Não está mal.


Getty Images
Getty Images


Levando-se em conta que Firmino fica pouco fora dos jogos (inclusive foi top 3 de participação na temporada passada), vamos levar em conta que ele jogue 60 jogos. É possível, nessa temporada gorda que teremos, entre Premier League, Champions e Copas domésticas. Se ele manter essa média, que pode ser melhorada se ele atuar realmente como centroavante, o nordestino mais querido da Inglaterra faz um duplo-duplo - 15 gols e 15 assistências. Faz sentido? Faz... Está bom? Sim! Mas pode até melhorar, seguramente.


O magistral Everaldo Marques, quando narra futebol, usa essa estatística e eu também acho ela muito importante. Firmino faz muitos gols decisivos. Foi raro ver ele fazendo o 3º ou 4º de uma goleada. Seus gols, na maioria das vezes, valem pontos. O 1 a 0 de uma vitória (contra o West Brom, ou da virada contra Stoke, por exemplo). O gol inicial de uma partida difícil (Arsenal, Stoke em Anfield). O gol de empate para conseguir 1 pontinho na marra (contra o Swansea em casa, foram 2 assim). Então, a qualidade desse duplo-duplo também deve ser levada em consideração.


Outra coisa que me faz acreditar em um Firmino com números melhores são seus companheiros: Mané, Cou, Salah e até Lallenda. O brasileiro tem tudo para se consagrar e reviver a mística da Camisa 9 vermelha, temida por toda a Europa.


E, quem sabe, se ele mudar o corte de cabelo umas 10 vezes na temporada, pode até chegar a um triplo-duplo.


#FirMITO #Triplo-Duplo #LeBronÉRED #WeAreLiverpool