Liverpool: vale a pena manter Lucas Leiva?

Faltando poucos dias para a janela de transferências abrir, os nervos já estão à flor da pele e as especulações não param de pipocar. Hoje não falarei de Aubameyang, nem de Mbappé, tampouco de Cristiano Ronaldo (sim, tem torcedor que cobra a diretoria por não disputá-lo). A bola da vez é o velhinho Lucas Leiva, que vem dividindo opiniões há tempos sobre sua possível saída.


Uns o amam de paixão, outros o execram sem perdão. Independente dessas opiniões, 10 anos em Anfield não é pra qualquer um. 


Lucas já viveu momentos de glórias e de fracassos, mas sempre demonstrou o seu valor, com garra, profissionalismo e bastante competência. Hoje, ele inegavelmente é um dos pilares do time dentro e fora de campo, independente do futebol apresentado.


Na temporada passada o brasileiro entrou em campo 31 vezes, mais como zagueiro do que em sua posição habitual de volante. Lucas também deixou sua marca na partida contra o Plymouth, pela FA Cup. Coisa raríssima de se ver!


Getty Images
Getty Images

Lucas foi homenageado pelos seus serviços prestados ao clube ao longo dos últimos 10 anos!


O brasileiro ainda tem um ano de contrato com o Liverpool e as negociações de renovação ainda não existem. Klopp sabe da importância do jogador, que hoje é quem tem mais tempo de casa no elenco, mas o treinador não parece ter Lucas em seus planos futuros.


Em todo caso, o Grêmio, clube de onde saiu em 2007, é um forte candidato para contratar Lucas Leiva. O clube e o jogador nunca esconderam o desejo de se reencontrarem, mas valores considerados altos para o padrão brasileiro travam a negociação.


Outro clube que mantém forte interesse é o Newcastle de Rafa Benítez, que contratou Lucas quando treinou o Liverpool.


Trabzonspor e Besiktas, da Turquia, monitoram a situação do nosso camisa 21, assim como a Internazionale, que seria o melhor caminho para o jogador. A experiência de Lucas deve ser levada em conta pela diretoria, que parece estar pronta para deixá-lo ir. O meio campo é o setor mais cru do nosso elenco e, assim como na última temporada, Lucas é fundamental.


Não é difícil de lembrar: nas últimas rodadas da Premier League passada, Lucas jogou feito um leão e deu uma solidez que nossa fraca zaga precisava. Claro, ele falhou, assim como todos falham, mas seus méritos sobressaem.


Espero que a diretoria não cometa o erro de dispensá-lo. Quem não gosta do Lucas não gosta do Liverpool! 


#YNWA #Ballond'or