Firmino: decisivo, desligado e ídolo

Roberto Firmino chegou por um caminhão de dinheiro a Liverpool, com status muito positivo, cheio de extravagância e esbanjando carisma. Quase dois anos se passaram e o cenário é quase o mesmo, exceto pelo fato de haver uma crítica muito forte, talvez até exagerada sobre o brasileiro.


Firmino é considerado hoje titular absoluto, assim como em toda a era Klopp, e seu papel no elenco é importantíssimo, já que é bastante adorado pelos jogadores. Mas isso pra nós mortais pouco importa, pois, até Alberto “avenida” Moreno é bem visto pelos atletas, e não poderia ser diferente, já que o nosso treinador sabe administrar um elenco como poucos.

Assim como o time, Firmino teve seus altos e baixos durante a última temporada, mas a imagem que eu carrego do jogador é de um Firmino brigador e bastante decisivo.


Embora alguns achem que ele perde mais gols do que faz, os números do brasileiro são bons e mostram o quão decisivo ele foi.


No total foram 12 gols e 11 assistências na temporada, ficando atrás apenas de Coutinho e Mané em termos de participação direta em gols, e foi o jogador que mais criou chances no time - 77 ao todo.


Além desses números, Firmino teve boa participação contra Tottenham, Leicester, Arsenal, Manchester City e Everton, jogos teoricamente difíceis, ressaltando ainda mais sua importância.


Getty Images
Getty Images

FirMITO: "Tá olhando o qu

 

 

 

 

FirMITO: 'Tem algum hater aí?'


Outro ponto que merece ser lembrado é que Roberto Firmino jogava em uma posição totalmente diferente no Hoffenhein. Adaptar um jogador que sempre foi acostumado a vir de trás carregando à bola, para outra que o obriga a ficar quase sempre de costas para o gol é bem difícil, e ele até conseguiu fazer isso com certa facilidade.


O grande problema visto pelos torcedores é quantidade de gols perdidos, mas quem é que não perde gols?


Eu nem entrarei na discussão de que ele é um jogador importante taticamente, até porque isso é um fato incontestável, mas entrarei na questão da condição física do atleta, que, assim como a de todo o elenco, foi decepcionante.

Muitas vezes vimos um Firmino totalmente desligado em campo, praticamente se arrastando. E não é pra menos: o brasileiro foi o segundo jogador com mais minutos jogados (3.463), atrás apenas de Clyne (3.616). A próxima temporada precisa ser muito bem planejada, senão com certeza não aguentaremos o calendário inchado de quem disputa uma competição europeia.


Para fechar, encerrarei o texto com uma fala de um ícone adorado por todo Red:“Ele é um jogador muito inteligente. Ele tem aquela capacidade de ver as coisas. Existem jogadores e existem jogadores de alto nível, e ele definitivamente é um jogador de alto nível”, disse Steven Gerrard sobre Roberto Firmino, após partida amistosa em Sidney.


Bom, se um Deus como Gerrard falou, não são os haters que vão ter razão.
#YNWA #REDORDEAD #FIRMITO


Fique com a gente na Fanpage mais top do Poolzão!