Grêmio será o campeão do Brasileirão

Grêmio Oficial
Grêmio Oficial

No fim do Brasileirão, quem sairá sorrindo será a torcida do Grêmio


O desavisado que hoje lê os principais jornais do país, que assiste aos programas esportivos das emissoras nacionais, que ouve os comentários dos especialistas da bola, conclui que o Campeonato Brasileiro já acabou e que o campeão é o Corinthians. Mesmo faltando ainda 28 jogos para o fim da competição, a grande maioria já está alijando o Grêmio da disputa. Eles não sabem o que dizem.


Sim, o Corinthians comandado por Carille ganhou com méritos do Grêmio na Arena. Mas a equipe paulista veio para Porto Alegre atuando todo o tempo atrás da linha da bola, em um esquema tão retrancado que até Celso Roth aprovaria. O Corinthians veio para o Sul atuar por um lance, um descuido do Grêmio. E ele veio. Falha do Marcelo Grohe. Contou ainda com o pênalti desperdiçado por Luan.


O goleiro Cássio foi o melhor jogador do Corinthians em campo. Isso demonstra que, por mais méritos que o Corinthians tenha tido e isso precisa ser reconhecido, o placar de 1 a 0 não pode ser considerado justo. O Grêmio comandou territorialmente toda a partida, e, embora não tenha sido tão incisivo como nos jogos anteriores, até pela competente defesa corintiana, criou mais do que o suficiente para sair da Arena com pelo menos o empate.


O adversário foi mais eficiente. O Grêmio travou muitas vezes na defesa bem armada por Carille, mas soube trabalhar a bola e teve, pelo menos, três chances claras de gol, fora o pênalti. Se tivesse sido 2 a 1 para o Grêmio, 3 a 1 para o Grêmio, o placar seria bem mais condizente com o que foi a partida do que essa vitória magra do Corinthians. O time paulista jogou sonhando com o empate. Achou a vitória. Essa é a realidade. É triste, não digeri ainda, mas seguimos muito fortes na temporada.


O Corinthians é taticamente quase perfeito e extremamente organizado. Mas não tem qualidade e nem elenco para lutar pelo título até o fim do campeonato. É questão de tempo para começar a perder pontos. O Tricolor segue jogando o melhor futebol do Brasil. Em uma competição de 38 rodadas, com fortes adversários, é natural que ocorra este tipo de percalço. Mas, no longo prazo, a maior qualidade da equipe de Portaluppi vai prevalecer. Neste dia 26 de junho de 2017, eu faço a previsão: o Grêmio será o campeão brasileiro de 2017.