Maicon no Botafogo: prós e contras de contratá-lo

Vitor Silva/SSPress/Botafogo
Vitor Silva/SSPress/Botafogo

Lateral Maicon iniciou período de treinos no Botafogo


Nesta quinta-feira, fomos surpreendidos com a presença do consagrado lateral-direito Maicon no treinamento do Glorioso no Estádio Nilton Santos. Com passagens por Monaco, Inter de Milão, Manchester City e Roma, além da Seleção Brasileira, o jogador foi especulado no Fogão há alguns meses. 


Ainda não há um interesse oficializado na contratação do jogador. A notícia é que ele chega apenas para manter a forma nas dependências do clube - algo semelhante ao que aconteceu com Daniel Carvalho, posteriormente contratado - e, caso evolua bem, pode haver negociação visando o resto da temporada.


O fato dividiu opiniões e rendeu bons debates entre os botafoguenses. O fato é que existem pontos positivos e negativos na possível assinatura de contrato.


Tempo de inatividade


O que mais pesa contra Maicon é o tempo que está sem jogar. Sua última partida oficial foi em 2 de maio do ano passado pela Roma, quase um ano atrás. Dessa maneira, seria necessário um longo período de treinamentos para recolocá-lo em forma para o restante da temporada. 


Qualidade inegável


Se tem algo indiscutível em relação a Maicon é a sua qualidade técnica. Com um currículo invejável, o jogador sempre esteve bem acima da média de sua posição. Com grande explosão, um estilo de jogo agressivo e ótimas subidas ao ataque, seja pela linha de fundo ou fazendo a diagonal, o seu talento se encaixa bem no futebol brasileiro. 


Idade avançada


Certamente depõe contra Maicon o fato de já ter completado 35 anos. Em um calendário tão puxado como o nosso, é difícil prever se o jogador conseguiria acompanhar o ritmo frenético de dois jogos por semana em, pelo menos, três competições diferentes. 


Carência na posição


Como todos sabem, estamos com sérios problemas na lateral-direita. Com Jonas e Marcinho fora por um longo período e Luis Ricardo há quase um ano se recuperando de cirurgia, precisaremos contratar. Até mesmo o zagueiro Marcelo, que vinha sendo improvisado na posição, se lesionou. 


Urgência de reforços


Como já foi dito, Maicon está há quase um ano sem atuar. Precisaria de alguns meses para recuperar a forma e o Glorioso não tem todo esse tempo para esperar. Isso pode diminuir drasticamente as chances de Maicon vestir oficialmente a nossa camisa. 


Experiência


Com tantos anos de Europa e Seleção e vários títulos na carreira, Maicon agregaria bastante com sua experiência no mundo da bola. Em um elenco recheado de garotos, sua influência poderia ser bastante positiva. 


Histórico de lesões


Infelizmente, o passado recente de Maicon não é nada animador. Segundo levantamento feito pelo site Superesportes, o jogador sofreu com 17 lesões nos últimos 10 anos e perdeu 36% de suas três últimas temporadas por problemas físicos. Juntando com o nosso nada confiável departamento médico, isso seria um agravante. 


Eu subo no muro em relação a essa contratação. Não tem como prever sucesso ou fracasso pois os argumentos são fortes para ambos os lados. 


E você, contrataria o Maicon para vestir a camisa Gloriosa?


| Seja sócio-torcedor Sou Botafogo


| Siga-me no Twitter: @pedrochilingue