Zagadou é o defensor que o Dortmund procurava há anos

O zagueiro Dan-Axel Zagadou foi anunciado como terceiro reforço do Borussia Dortmund. O francês de apenas 18 anos assina um contrato de cinco anos com o clube e se junta a Ömer Toprak e Mahmoud Dahoud na lista de contratados para a próxima temporada.


Apesar da idade, Zagadou vai integrar imediatamente o time principal, sem passar pelo U19 ou BVB II. Era improvável que o clube tivesse vencido a disputa pelo defensor sem alguma promessa de oportunidades no profissional, e isso foi confirmado no comunicado que confirmou a transferência.


Getty Images
Getty Images

Jovem, promissor e talentoso: zagueiro atende o perfil que o Dortmund estava buscando no mercado


O zagueiro assina por 5 anos e chega sem custo ao Borussia Dortmund após o término de seu contrato na base do Paris Saint-Germain. A opção por não assinar um contrato profissional com o PSG, no entanto, não agradou a diretoria. Entre novembro de 2016 e março desse ano o clube tentou emplacar uma ação disciplinar contra o jogador, ainda que sem sucesso.


Zagadou passou a última temporada alternando entre os times B e U19 do clube parisiense. Uma das maiores promessas do clube nos últimos anos, o jogador não viu um futuro no clube diante da concorrência de Thiago Silva, Marquinhos e Kimpembe, além da dificuldade de outros jovens se consolidarem da base para o profissional. É o defensor jovem e com potencial de evolução, perfil que o Borussia procura há algum tempo.


Pretendido também por RB Leipzig, Wolfsburg, Manchester City e outros grandes europeus, passou pelo CT dos Citizens em janeiro. Convidado por Guardiola, aparentemente não se convenceu pelo interesse do City e optou pelo Dortmund. Mas por que o interesse foi tão grande e precoce no zagueiro?



Confira a edição #002 do podcast 19:09; falamos sobre o título da DFB-Pokal



Zagadou é quase unanimidade nas discussões sobre os melhores zagueiros da geração 1999-2000. Destaque em todas as competições de base que disputou, o canhoto de 1,93m sempre foi superior fisicamente, mas também tecnicamente em relação aos adversários. Na França foi muito comparado a Lilian Thuram.


Com Sokratis, Marc Bartra, Ömer Toprak e agora Zagadou, o Dortmund garante uma profundidade muito maior de opções na defesa. Bender em forma? Subotic fica? São questões a serem resolvidas, mas, de todo modo, o Dortmund ganha um grande reforço para a defesa. Seja com sucesso a curto ou médio prazo.



Curta a página do blog Muralha Amarela no Facebook


Siga @muralhaamarela e @wpaneque no Twitter