Explosão, Bartra ferido e jogo adiado: a noite de susto em Dortmund

Uma nota triste na noite de Champions League assustou a todos. Isso porque o ônibus do Borussia Dortmund foi atingido por explosões a caminho do estádio e a partida contra o Monaco teve que ser cancelada.


No acidente, o zagueiro Marc Bartra ficou ferido, felizmente apenas com cortes no braço, segundo as primeiras informações. Por conta do susto, a partida foi reagendada para acontecer nesta quarta-feira (12), às 13h45 (horário de Brasília).


São duas questões que merecem ser levantadas: o ataque e as vítimas. Para isso, duas fontes importam. A polícia de Dortmund, que fez um trabalho exemplar tranquilizando a todos que estavam no estádio e nos entornos, e o clube, que tem a última palavra quando se trata do que ocorreu com o elenco.


Getty Images
Getty Images

Apesar do susto, ninguém ficou ferido gravemente


Sobre o ataque, a polícia alemã confirmou a explosão em Höchsten, que fica a cerca de 10 quilômetros do Westfalenstadion e próximo ao hotel onde o clube fica antes das partidas. A princípio foi relatada uma única explosão, mas depois foi confirmada uma sequência de três pequenas bombas. A primeira informação da perícia é que foram utilizados explosivos de alto impacto.


A parte de trás do ônibus do clube foi atingida, quebrando os vidros e as rodas traseiras. Marc Bartra, que estava sentado no banco de trás com Roman Bürki, foi atingido pelos estilhaços do vidro e precisou ser levado ao hospital.


A princípio, ficou a dúvida quanto a gravidade do ferimento, até pela pressa de levá-lo para receber atendimento médico. No entanto, Watzke e a mãe do jogador disseram que o zagueiro sofreu apenas cortes no braço. Ninguém mais ficou ferido. 


Os dirigentes de Dortmund, Monaco e representantes da UEFA se reuniram depois do jogo e tomaram uma decisão acertada ao adiar a partida. Bürki disse em entrevista ao Blick que, depois do susto, o elenco sequer considerou a possibilidade de entrar em campo, e com razão. Diante do susto, prevaleceu a sensatez.




Logo após a confirmação do cancelamento do confronto e a confirmação da realização do jogo amanhã, a torcida do Dortmund começou se movimentar nas redes sociais para oferecer acomodações aos torcedores do Monaco. O clube divulgou a campanha #bedforawayfans, para que os visitantes pudessem encontrar lugares para passar a noite não programada em Dortmund.


Qualquer outra informação fica pendente de confirmação do clube e da polícia local. O fundamental no momento é que todos os jogadores do Borussia Dortmund estão bem (assim como os do Monaco), apesar do susto. Além disso, a explosão foi em uma área isolada, sem vítimas fatais. Por enquanto, é isso que importa.



Curta a página do blog Muralha Amarela no Facebook


Siga @muralhaamarela e @wpaneque no Twitter