Dois anos sem perder em casa: um raio-x do feito do Dortmund

A vitória sobre o Hamburgo fez com que o Borussia Dortmund atingisse uma marca expressiva: o clube aurinegro completou dois anos sem perder no Westfalenstadion em partidas válidas pela Bundesliga. Isso corresponde a toda a passagem de Tuchel e a reta final da 'Era Klopp'.


A última vez que o Dortmund foi derrotado em casa no Campeonato Alemão foi em 4 de abril de 2015, quando perdeu por 1 a 0 para o Bayern de Munique. Robert Lewandowski marcou o único gol do jogo.


Nesse período, considerando todas as outras competições, foram apenas duas outras derrotas. Classificado na UEL, perdeu por 1 a 0 para o PAOK jogando com time reserva no encerramento da fase de grupos. E ainda outra derrota para o Bayern, pela Supercopa, por 2 a 0, no início dessa temporada.


Divulgação/Borussia Dortmund
Divulgação/Borussia Dortmund

Vitória sobre Hamburgo aumentou sequência do Borussia


Voltando à construção da marca histórica, o Dortmund fez 34 partidas em casa nos últimos dois anos. Foram ao todo 28 vitórias e 6 empates, resultando em um aproveitamento de 91,8% dos pontos conquistados.


A média de gols também beira a perfeição, com algo em torno de 3 por partida (91 gols marcados nestes 34 jogos). Nesse período, foram 17 clean sheets, ou seja, por incrível que pareça o Dortmund não tomou gol em metade dos seus últimos jogos em casa.


Isso prova um ponto importante do trabalho de Tuchel, que foi conseguir resgatar a força de jogar em casa. Mas, na mesma medida, escancara que a situação do time na tabela é culpa do trabalho ruim longe do seu estádio. O Dortmund tropeça muito, e quase sempre fora de casa.


De qualquer forma, o Dortmund alcança uma marca expressiva considerando o equilíbrio da liga. Dois anos sem perder em casa na Bundesliga é um feito dos grandes. E se mantiver o ritmo, Tuchel tem plenas condições de ampliar essa sequência por mais um bom tempo.



Curta a página do blog Muralha Amarela no Facebook


Siga @muralhaamarela e @wpaneque no Twitter