Dortmund é favorito nas quartas contra o Monaco

Não dá para escolher adversário. Mais uma vez o clichê se aplica e o Borussia Dortmund tem que se preparar para o que vier pela frente. Pode parecer prepotência, mas ainda bem que veio o Monaco.


Esse é o momento em que os oito melhores times da Europa se enfrentam. Esperar por um duelo fácil, sem dificuldades e que permita ao Borussia respirar não passa de ilusão. Mas das sete alternativas possíveis, o Monaco está entre as mais interessantes.


Getty Images
Getty Images

Monaco deve proporcionar dois grandes jogos contra o Dortmund


Isso porque, além do Monaco, o Borussia Dortmund teria chances reais de avançar apenas contra outros dois outros times: Atlético de Madrid e Leicester. Em contrapartida, o Borussia se livra de dois confrontos contra defesas altamente fechadas e capazes de explorar os erros na recomposição aurinegra.


Não digo que o Monaco é exatamente 'mais fácil', mas tem a defesa mais vulnerável dos oito quadrifinalistas e um elenco de perfil mais próximo ao do Borussia. O Dortmund é favorito.


Vou correr um risco aqui e cravar que o ataque do Dortmund pode fazer miséria nessa defesa do Monaco. O Manchester City em seus piores dias não precisou de muito para furar o bloqueio monegasco. Subasic é um goleiro fraco e a zaga é insegura; se o Dortmund atacar como sabe, essa parte não deve ser missão difícil.


Getty Images
Getty Images

Dortmund mostrou força nos confrontos mais difíceis do ano


Mas é claro que existe o risco de meio para a frente. Fabinho, Lemar, Bernardo Silva e Mbappé no confronto direto contra Castro, Schmelzer/Guerreiro e Piszczek são riscos. Mas até aí conseguimos segurar Bayern de Munique e RB Leipzig em situações semelhantes, e contra o Benfica o time mostrou a concentração necessária para fazer o mesmo.


O fácil é relativo nessa fase da Champions. Mas considerando as outras possibilidades e o que o Borussia tem mostrado nos jogos grandes, não é soberba dizer que o Monaco é o underdog da série.


O desafio do Borussia vai ser dosar o elenco na maratona que coincide com os jogos. Antes da ida, que acontece em casa, o Dortmund enfrenta o Bayern em Munique. Entre as quartas, recebe o cascudo Eintracht Frankfurt. E logo em seguida tem M'gladbach no Borussia-Park e Bayern de Munique novamente fora de casa.


Que venha o Monaco. E que venha preparado, porque o Dortmund está pronto para protagonizar mais um épico nas quartas da Champions.



Curta a página do blog Muralha Amarela no Facebook


Siga @muralhaamarela e @wpaneque no Twitter