Cristian Arango: a aposta sul-americana do Benfica

João Paulo Trindade/SL Benfica
João Paulo Trindade/SL Benfica

O atacante colombiano Cristian Arango, de 22 anos, estava no Millonarios e assinou com o Benfica por cinco temporadas


O Benfica segue trabalhando no mercado de transferências. Depois de trazer a custo zero o atacante suíço Haris Seferovic, do Eintracht Frankfurt, e de desembolsar € 3 milhões pelo meia croata Filip Krovinovic, do Rio Ave, o Maior de Portugal agora se reforça com uma aposta da América do Sul. Trata-se do atacante colombiano Cristian Arango, que estava no Millonarios.


Após a boa campanha da seleção cafetera na Copa do Mundo de 2014, e com a classificação para a edição de 2018 encaminhada, a Colômbia tem atraído mais holofotes. Outros fatores também contribuíram para o aumento do prestígio do futebol colombiano: no aspecto coletivo, destaque para o aguerrido Independiente Santa Fe, campeão da Copa Sul-Americana de 2015 na base de jogadas velozes e fatais, e para o estilo de jogo vistoso que deu ao Atlético Nacional o título da Copa Libertadores de 2016; no âmbito individual, vale sublinhar o sucesso de jogadores como Falcao Garcia, Javi Martínez, James Rodríguez e Carlos Bacca na Europa.


Baseando-se nas glórias de seus compatriotas, e já contando com uma bagagem no Velho Continente, Arango espera que sua ida aos Encarnados e as oportunidades a serem recebidas em solo português o credenciem à seleção de seu país. Revelado pelo Envigado, o mesmo clube onde despontaram nomes como James Rodríguez, Fredy Guarín e Juan Quintero, o jovem de 22 anos coleciona passagens pelo time B do Valencia e, conforme já dito, pelo Millonarios.


João Paulo Trindade/SL Benfica
João Paulo Trindade/SL Benfica

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, ao lado do novo reforço do Glorioso, o atacante Cristian Arango


Em 2015/2016. temporada na qual o Valencia Mestalla brigou para subir à segunda divisão espanhola, Cristian Arango entrou em campo 20 vezes e anotou oito gols. Causou boa impressão e despertou o interesse dos Morcegos. Contudo, não houve acordo entre o Valencia e o Envigado, e o jogador acabou retornando à Colômbia.


Em sua volta ao Envigado, Arango assumiu a titularidade no ataque dos Naranjas, os quais ficaram a apenas cinco pontos da liderança do Torneo Finalización 2016 do Campeonato Colombiano, título que acabou sendo conquistado pelo Independiente Santa Fe.


Seu talento e sua movimentação chamaram a atenção do Millonarios, que o adquiriu por três anos. Anotou três gols em 12 jogos pelos Albiazules.


Divulgação/Millonarios FC
Divulgação/Millonarios FC

Millonarios anunciou, por meio de nota oficial, a transferência do atacante Cristian Arango ao Benfica


Quem anunciou a transferência de Cristian Arango ao Benfica foi o próprio Millonarios, confirmando as especulações da imprensa colombiana. O clube de Bogotá informou, por meio de nota, que ainda detém parte dos direitos federativos do atleta. Por outro lado, não disse o percentual. O atacante foi definido pelos Millos como "um jogador de muita qualidade técnica".


Arango assinou com as Águias por cinco temporadas. Em entrevista à BTV - Benfica TV, elencou a velocidade e o jogo aéreo como suas virtudes. "Dou 101% em cada jogo e em cada treino", frisou. "Já tive a oportunidade de jogar na Europa. Jogar por aqui de novo era um sonho, especialmente num clube grande como o Benfica. Espero conquistar meu espaço", completou.